Representações sociais sobre a Aids entre jovens rurais e urbanos de Minas Gerais

Autores

  • Margarete Moreira Coutinho e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena; Universidade Federal de Viçosa
  • Sheila Maria Doula Universidade Federal de Viçosa - MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n2p77

Palavras-chave:

Aids, Representações Sociais, Juventude.

Resumo

O artigo analisa as representações de jovens rurais e urbanos sobre a Aids, verificando se a intensificação da relação cidade/campo, com a crescente facilidade dos acessos entre ambos os espaços, resulta em homogeneização simbólica sobre a doença. Esta aproximação, principalmente facilitada pelo avanço da tecnologia e de trânsito físico, vem proporcionando aos jovens rurais a recepção de informações que os colocam em consonância de atitudes e vulnerabilidades em relação aos jovens urbanos. Participaram da pesquisa 131 jovens estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IF Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, dentre eles 40 residentes na zona rural. Aponta, o estudo, para o fato de que os jovens pressupõem ter conhecimento sobre a Aids, porém as respostas dadas aos questionários denunciam a alta condição de vulnerabilidade à doença. A análise, orientada pelas teorias das representações sociais, permite constatar que estereótipos sobre as doenças permanecem incutidos no campo simbólico, também colaborando para a convergência de opiniões e condutas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Margarete Moreira Coutinho e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena; Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Atua como Enfermeira Responsável técnica no setor de Enfermagem do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena. 

Sheila Maria Doula, Universidade Federal de Viçosa - MG

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

30.12.2014

Como Citar

COUTINHO E SILVA, M. M.; DOULA, S. M. Representações sociais sobre a Aids entre jovens rurais e urbanos de Minas Gerais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 77–90, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n2p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/20221. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre