Os livros didáticos aprovados pelo PNLD: um olhar para a coleção English for all

Eliane Segati Rios-Registro

Resumo


Os livros didáticos aprovados pelo PNLD contemplam, em sua maioria, os critérios de avaliação exigidos pelo Programa. Dentre as exigências, a necessidade de apresentarem em suas unidades gêneros textuais diversificados. A partir do exposto, focamos nossas análises nos gêneros da esfera da criação literária, de modo a identificar os gêneros privilegiados e sua forma de abordagem. Para tanto, elegemos a coleção English for All, por ter sido adotada pela maioria das escolas de uma cidade localizada na região norte do Paraná, para apresentar a sua organização textual (BRONCKART, 2009) e a síntese das atividades apresentadas, em relação ao gênero proposto, segundo seus objetivos, capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) de significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 2011) relação com o gênero literário (RIOS-REGISTRO, 2013; RIOS-REGISTRO; CRISTOVÃO, 2013) e idioma utilizado. Podemos concluir que, apesar da existência de alguns gêneros da esfera da criação literária na coleção, faltam, ainda, atividades que façam o aluno refletir sobre os elementos literários que o constituem com tal, contribuindo para a compreensão de sua literariedade.

Palavras-chave


PNLD; English for All; Gênero Literário

Texto completo:

pdf


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p41

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

SalvarSalvarSalvarSalvar