Portfólio digital: o blog no recurso pedagógico no ensino superior

André Azevedo da Fonseca

Resumo


O presente artigo propõe uma reflexão sobre a experiência pedagógica realizada com alunos do 1º período em Comunicação Social, na Universidade de Uberaba (Uniube), na disciplina Fundamentos Científicos da Comunicação. A experiência consistiu na aplicação de uma avaliação formativa inspirada na estratégia do portfólio, mas com uma particularidade: o registro do processo de aprendizagem deveria ser feito em um diário virtual (blog). Os estudantes deveriam anotar suas vivências acadêmicas, sob orientação do professor, observando as regras estabelecidas no plano de ensino. O resultado evidenciou que o uso sistemático do blog acadêmico contribuiu para que os alunos se tornassem mais conscientes do desenvolvimento de seus conhecimentos em relação às discussões da disciplina.


Palavras-chave


Avaliação; Portfólio; Diário virtual; Blog.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n1p81

Semina, Ciênc. Soc. Hum.

email: seminahumanas@uel.br
E-ISSN: 1679-0383

DOI: 10.5433/1679-0383


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

SalvarSalvarSalvarSalvar