O Clube do Bangue-Bangue e as imagens do fim do apartheid: o papel político do fotógrafo

Autores

  • Renata de Paula dos Santos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2013v34n1p43

Palavras-chave:

África do Sul, apartheid, Clube do Bangue-Bangue, papel político do fotógrafo

Resumo

Esse artigo busca contribuir com a análise do papel do repórter fotográfico na cobertura de guerras. Partindo da premissa de que a fotografia não se trata de um meio de comunicação neutro, a pesquisa busca avaliar o posicionamento de Greg Marinovich, Ken Oosterbroek, Kevin Carter e João Silva – o chamado “Clube do Bangue-Bangue” – durante a Guerra dos Albergues. Esse confronto ocorreu na África do Sul, entre os anos de 1990 e 1994, constituindo a fase final do regime do apartheid, inserido em 1948. Três fotografias tomadas em 1990 compõem o corpus da pesquisa. Como método para condução da análise foi utilizada a pesquisa historiográfica. Entre os autores que conduzem o trabalho destacam-se Magnoli (1998) e Marinovich e Silva (2003) na questão sul-africana e Kossoy (1989) no campo da fotografia. Como resultado preliminar apresenta-se a forte oposição dos fotógrafos ao Estado branco.

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Biografia do Autor

Renata de Paula dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestranda em Comunicação pela mesma instituição. Bolsista da Capes.

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Publicado

07.05.2013

Como Citar

DOS SANTOS, R. de P. O Clube do Bangue-Bangue e as imagens do fim do apartheid: o papel político do fotógrafo. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 43–52, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2013v34n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14319. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre