Análise do Discurso e o uso dos meios de comunicação na Política Externa de Boa Vizinhança.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n2p123Palavras-chave:
Analise do discurso, Política Externa de Boa Vizinhança, Diplomacia cultural, Meios de comunicaçãoResumo
O presente artigo, fazendo uso da Análise do Discurso, buscou lançar um olhar na utilização e nos impactos causados pelos meios de comunicação, no Brasil, na Política Externa de Boa Vizinhança do governo de Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos da América – EUA de 1933 a 1945. A realização de uma pesquisa que identifique a importância e as aplicações dos instrumentos midiáticos e culturais na Política Externa de Boa Vizinhança justifica-se e encontra sua relevância para melhor aproveitamento e amplo conhecimento dos variados instrumentos das Relações Internacionais. Os meios comunicacionais e a cultura, não raramente, são menosprezados na formulação da política externa dos Estados, porém, quando utilizados estrategicamente, são capazes de agirem sobre o coletivo e as nações, forjando as linhas de influência em dada conjuntura. Primeiramente, o estudo procurou traçar um panorama sobre os preceitos essenciais da Análise do Discurso, valendo-se, mormente, dos estudos de Michel Foucault. Posteriormente, foi realizado um breve levantamento bibliográfico e histórico, de fontes primárias e secundárias, com vistas a apresentar a produção discursiva da Política Externa de Boa Vizinhança e suas principais diretrizes para a América Latina, sobretudo, para o Brasil. O artigo procurou, ademais, sintetizar, na terceira parte do texto, as premissas fundamentais do uso dos meios de comunicação, essencialmente, a publicidade, o rádio e o cinema, para além de seu caráter informativo e de sua função de entretenimento. De posse desse conjunto de elementos, a pesquisa intentou verificar, no período em questão, a relevância dos mecanismos comunicacionais para construção de valores, entendimentos, ideais e identidades. O trabalho inferiu, por fim, que os aspectos culturais produzidos pela Política Externa de Boa Vizinhança e vendidos aos demais países latino-americanos divulgaram estilos de vida, conceitos, visões e foi uma das primeiras exportações de versões idealizadas do American way of Life.
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