A crítica ao cinema a partir do conceito de Indústria Cultural

Autores

  • Angélica Antonechen Colombo Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n1p19

Palavras-chave:

Cinema, Percepção, Cognição, Sociedade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o cinema como obra de arte, mas também como bem cultural e mercadoria apropriada pela Indústria Cultural, e o seu papel como fator essencial das variações estéticas, perceptivas e cognitivas, tendo como base as teorias de Theodor Adorno. A metodologia utilizada considera a posição deste filósofo em relação ao cinema, a partir de seu advento, analisando suas características, seus elementos, os efeitos provocados nos espectadores, o papel da indústria na evolução do cinema e sua relação com a ideologia da indústria cultural, as mudanças que o cinema trouxe às teorias de arte e à sociedade. Declara-se ainda que o artigo é produto de uma pesquisa em andamento, por isso o seu teor introdutório.

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Biografia do Autor

Angélica Antonechen Colombo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Doutoranada em Educação para Ciência e Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM.

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Publicado

01.12.2015

Como Citar

COLOMBO, A. A. A crítica ao cinema a partir do conceito de Indústria Cultural. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 19–28, 2015. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n1p19. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14158. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre