Políticas Educacionais e novas Tecnologias: um Desafio do Século XXI

Autores

  • Amábile Piacentine Drogui Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n1p17

Palavras-chave:

Novas Tecnologias, Políticas Educacionais, Formação docente

Resumo

Atualmente, há muitos recursos tecnológicos que possibilitam a interação e o desenvolvimento de processos de aprendizagem de línguas estrangeiras: ferramentas que podem ser utilizadas por professores e alunos na construção do conhecimento. Não é raro o discurso de que os professores precisam atualizar-se, de que necessitam ir além da lousa e do giz e que se fazem necessários o letramento digital e a preparação para uma era tecnológica. Nosso objetivo, com esta pesquisa, é verificar que políticas educacionais estão sendo implementadas nas escolas nesse sentido, como se realiza a formação inicial e continuada dos professores de Línguas Estrangeiras (LE), para uso pedagógico das novas tecnologias, e que investimentos são feitos nos recursos didático-tecnológicos das escolas. Os estudos de Araújo (2007), Araújo e Dieb (2009), Marcuschi e Xavier (2010), Souza-Lima (2010) e Gomes (2012) formam o aporte teórico principal de nosso trabalho.  Para a análise, coletamos, por meio de questionário, contribuições de professores de línguas estrangeiras de diferentes escolas públicas do Núcleo Regional de Ensino de Apucarana – PR. As vozes desses professores nos dão base para uma rica reflexão sobre as contradições existentes entre o que propõem as diretrizes curriculares e as condições oferecidas para cumpri-las.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amábile Piacentine Drogui, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras Português / Espanhol. Possui especialização em Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras. Atualmente é aluna do curso de Pós graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação desde 2002

Downloads

Publicado

15.02.2013

Como Citar

DROGUI, A. P.; CRISTOVÃO, V. L. L. Políticas Educacionais e novas Tecnologias: um Desafio do Século XXI. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 17–28, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n1p17. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/13208. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)