Uma sugestão de atividade com enfoque CTS nas aulas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n2p137Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia, Sociedade, Aulas de matemática, CTS, Processo de Ensino,Resumo
Este trabalho, com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade, apresenta o desenvolvimento do projeto “Apagão, outra vez?”, que tinha por objetivo, alertar os estudantes que a energia elétrica é relevante para o modo de se viver neste século XXI. Os sujeitos deste projeto foram estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. Cabe apontar que, no decorrer do projeto, os dados foram coletados por meio de registros diários feitos pela pesquisadora, de registros feitos pelos estudantes e de conversas individuais e coletivas, gravadas em áudio. E que a sua análise teve cunho qualitativo. De modo geral, as atividades realizadas no decorrer do projeto foram relevantes, pois permitiram uma reflexão sobre a vivência do estudante, enfocando os conceitos de energia envolvidos no seu dia a dia. Assim, professores de outras áreas do saber podem se apropriar deste projeto e desenvolvê-lo com objetivos próprios de seu conteúdo.
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