Parâmetros para a eficácia horizontal dos direitos fundamentais

Autores

  • Rafael de Souza Borelli Universidade Estadual de Londrina
  • Francisco Emílio Baleotti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n2p177

Palavras-chave:

Teoria dos princípios, Direitos fundamentais, Vinculação dos particulares, Sistematização.

Resumo

Os princípios jurídicos (espécies do gênero norma jurídica), seguindo a teoria de Alexy, são mandamentos de otimização do ordenamento jurídico. Isto é de interesse, já que os direitos fundamentais têm, em regra, a natureza de princípios. Neste diapasão, a doutrina passou a discutir acerca da vinculação dos particulares a direitos fundamentais. No âmbito alemão, foram estudadas, principalmente, as teorias da eficácia imediata e mediata, enquanto que, no âmbito estadunidense, discutiu-se acerca da state action. Neste século, estas teorias passaram a ser estudadas no Brasil, com produção científica acerca do tema. Nesta senda, o presente trabalho buscará dialogar com estas teorias, com fito de se chegar, enfim, a uma sistematização lógica satisfatória, com criação de parâmetros, tendo em vista a existência de prévia mediação legislativa, a essencialidade da relação jurídica (econômica ou existencial) ou sua verticalidade

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael de Souza Borelli, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina; Advogado;Pós-graduado em Direito pela Fundação Escola do Ministério Público do Paraná - FEMPAR; Mestrando em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina.

Francisco Emílio Baleotti, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Estadual de Londrina; Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; professor permanente do Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

14.03.2013

Como Citar

BORELLI, R. de S.; BALEOTTI, F. E. Parâmetros para a eficácia horizontal dos direitos fundamentais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 177–192, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n2p177. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/11947. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre