Aplicação de microrganismos endofíticos na agricultura e na produção de substâncias de interesse econômico

Autores

  • Taides Tavares dos Santos Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Maurilio Antonio Varavallo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n2p199

Palavras-chave:

Bactérias endofíticas, Controle biológico, Fungos endofíticos, Promoção de crescimento de plantas, Substâncias de interesse econômico.

Resumo

Os microrganismos que vivem no interior de plantas e habitam de modo geral suas partes aéreas, como folhas e caules, mas não causam aparentemente nenhum dano a seus hospedeiros, são chamados de endofíticos. Além de exercerem diversas funções de importância para o hospedeiro, esses microrganismos são potencialmente úteis na agricultura e na indústria, sobretudo na farmacêutica e de defensivos agrícolas. Por se constituírem em potenciais substitutos de produtos químicos, ao exercerem ações de biocontrole e/ou promoção de crescimento de plantas, favorecendo a preservação do ambiente, vem sendo apontados como alternativa viável para sistemas de produção agrícola ecológica e economicamente sustentáveis. A obtenção de substâncias de interesse econômico, como enzimas, antibióticos e outros fármacos, a partir de microrganismos endofíticos, tem sido frequentemente relatada na literatura científica. Exemplo disso é o taxol, poderoso anticancerígeno que anteriormente era obtido apenas da exploração da planta Taxus brevifolia e, agora pode ser obtido de diferentes gêneros de fungos endofíticos. Avanços como este reforçam a grande potencialidade biotecnológica de tais microrganismos. Este trabalho visa apresentar um panorama sobre potenciais aplicações de microrganismos endofíticos na agricultura e na produção de substâncias de interesse econômico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taides Tavares dos Santos, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Araguaína, TO, Brasil, Discente de Farmácia Generalista.

Maurilio Antonio Varavallo, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Gurupi, TO, Brasil. Professor Adjunto, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutor em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa.?

Downloads

Publicado

2011-12-02

Como Citar

1.
Santos TT dos, Varavallo MA. Aplicação de microrganismos endofíticos na agricultura e na produção de substâncias de interesse econômico. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 2º de dezembro de 2011 [citado 19º de abril de 2024];32(2):199-212. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/8241

Edição

Seção

Artigos