Processo saúde-doença e trabalho

Autores

  • Lélia Maria Madeira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marília Alves Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1996v17n2p164

Palavras-chave:

Processo saúde-doença, Trabalho, Processo de produção-reprodução.

Resumo

Partindo-se das idéias contidas no texto básico de infante & Alvarez (1991), sobre o processo saúde-doença e trabalho, as autoras propõem analisar o processo saúde-doença como fenômeno social; relacionar o processo de trabalho com o processo saúde-doença e analisar as implicações do trabalho sobre o processo saúde-doença. Destacam as concepções teórico-fíiosóficas positivistas e marxistas que, ao longo da história, irão determinar o tipo de sociedade e a concepção do processo saúde-doença num determinado tempo e espaço. Discorrem sobre o trabalho como atividade humana básica, com implicações diretas no processo saúde-doença decorrentes das relações de produção-reprodução.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lélia Maria Madeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – Doutoranda em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Mestre em Enfermagem Pediátrica.

Marília Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – Doutoranda em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Mestre em Administração.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Madeira LM, Alves M. Processo saúde-doença e trabalho. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 18º de abril de 2024];17(2):164-9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7078

Edição

Seção

Artigos