Esteróides anabolizantes no esporte: uma revisão

Autores

  • Marcelo Dias Camargo Instituto Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p340

Palavras-chave:

Drogas anabófico-esteróides, Rendimento esportivo, Efeitos deletérios.

Resumo

Desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, este estudo pretende esclarecer o que vem a ser drogas esteróides anabolizantes, sua estrutura, suas ações no organismo, sejam elas desejáveis ou não, e principalmente sua relação a esportes de performance. Ressaltam-se algumas reações do próprio organismo, decorrentes da administração da droga, como por exemplo, na função hepática. Fundamentalmente baseado em observações realizadas nas populações de adultos masculinos, limita-se, a título de ilustração, a fazer apenas breves referências à administração de anabólicos em adolescentes e em mulheres.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Dias Camargo, Instituto Porto Alegre

Centro de Produção Acadêmica – ESEF – IPA – Faculdade de Ciência e da Saúde – Escola de Educação Física do Instituto Porto Alegre – IPA – Porto Alegre/RS.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Camargo MD. Esteróides anabolizantes no esporte: uma revisão. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 20º de abril de 2024];16(2):340-8. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7058

Edição

Seção

Artigos