Ecologia de mosquitos (Diptera: Culicidae) em criadouros naturais e artificiais de área rural do norte do Estado do Paraná, Brasil, III. Viabilização de recipientes como criadouro

Autores

  • José Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Mario Antonio Navarro da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Vânia Darlene Rampazzo Bachega de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Maria Borsato Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Cristina Pires Braga Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p244

Palavras-chave:

Culicidae, Criadouro artificial.

Resumo

Recipientes capazes de reter água, passaram a exercer importante papel no processo de domiciliação de Culicidae Com a instalação de recipientes de plástico, lata, bambu e pneu, em mata ciliar no Norte do Paraná, a presente pesquisa visou estudar a viabilidade dos diferentes recipientes e detectar aqueles mais aceitas pelas fêmeas grávidas dos mosquitos para a colocação dos seus ovos. Foi observado que os recipientes de lala e bambu passam inicialmente por um processo de reações químicas inorgânicas e orgânicas, respectivamente, e só após a estabilização da água do recipiente à que estes tornam-se efetivos criadouros. Plástico e pneu foram aceitos como criadouros de larvas logo após a introdução da água. Pneu foi o recipiente pretendo, comportando as maiores densidades e diversidades de larvas.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Biologia Animal e Vegetal – Centro de Ciência Biológicas – Universidade Estadual de Londrina – CCB/UEL.

Mario Antonio Navarro da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Biologia Animal e Vegetal – Centro de Ciência Biológicas – Universidade Estadual de Londrina – CCB/UEL.

Vânia Darlene Rampazzo Bachega de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Aluno Estagiário do curso de bacharelado em Ciência Biológicas. UEL

Ângela Maria Borsato, Universidade Estadual de Londrina

Aluno Estagiário do curso de bacharelado em Ciência Biológicas. UEL

Maria Cristina Pires Braga, Universidade Estadual de Londrina

Aluno Estagiário do curso de bacharelado em Ciência Biológicas. UEL

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Lopes J, Silva MAN da, Oliveira VDRB de, Borsato Ângela M, Braga MCP. Ecologia de mosquitos (Diptera: Culicidae) em criadouros naturais e artificiais de área rural do norte do Estado do Paraná, Brasil, III. Viabilização de recipientes como criadouro. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 29º de março de 2024];16(2):244-53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7040

Edição

Seção

Artigos