Amálgama Dental - Estudo da emissão de vapor de mercúrio. Efeito de tempo, brunidura e verniz

Autores

  • Tomio Nonaka Universidade de São Paulo
  • Fausto Gabrielli Universidade Estadual Paulista
  • Sebastião Antonio Ribeiro Universidade de São Paulo
  • André Luiz Barracchini Centola Universidade de São Paulo
  • Tadao Shuhama Universidade de São Paulo
  • Deiwes Nogueira de Sá Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1994v15n2p175

Palavras-chave:

Amálgama Dental, Emissão de Vapor de Mercúrio.

Resumo

Os autores estudaram a emissão de vapor de mercúrio de amálgamas, convencional e com maior conteúdo de cobre com o objetivo de verificar os efeitos produzidos pela brunidura, pois aplicação de verniz e tempo. As dosagens de mercúrio foram realizadas, após a condensação do amálgama, com um espectrofotômetro de absorção atômica, com câmara de captação de vapor do mercúrio. Nas condições experimentais estudadas podemos afirmar que a emissão è mais intensa nos primeiros tempos com características de decrescer em função do tempo e se estabiliza a partir de 6O minutos. Os resultados obtidos mostram que a liga com maior conteúdo de cobre emite maior quantidade de vapor de mercúrio nos períodos inicias quando comparada com os amálgamas obtidos das ligas convencionais que têm médias semelhantes entre si. Os amálgamas apenas esculpidos emitem maior quantidade de mercúrio quando comparadas àqueles que foram brunidos com ou sem aplicação de verniz cavitário, ou com aqueles que foram apenas esculpidos, tendo sido condensados após a aplicação de verniz cavitário.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tomio Nonaka, Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto.

Fausto Gabrielli, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Araraquara – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Araraquara.

Sebastião Antonio Ribeiro, Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto.

André Luiz Barracchini Centola, Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto.

Tadao Shuhama, Universidade de São Paulo

Departamento de Química Analítica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto.

Deiwes Nogueira de Sá, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Araraquara – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Araraquara.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Nonaka T, Gabrielli F, Ribeiro SA, Centola ALB, Shuhama T, Sá DN de. Amálgama Dental - Estudo da emissão de vapor de mercúrio. Efeito de tempo, brunidura e verniz. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 28º de março de 2024];15(2):175-80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7014

Edição

Seção

Artigos