Epigenética e doenças humanas

Autores

  • Jaqueline Carvalho de Oliveira Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n1p21

Palavras-chave:

Epigenética, Doenças, Metilação do DNA, Modificação de histona.

Resumo

O termo epigenética é definido pela alteração herdável na expressão gênica, sem que haja mudança na sequência primária de DNA, sendo a metilação do DNA e a modificação de histonas, importantes mecanismos envolvidos. A metilação do DNA influencia a organização da cromatina, e leva à repressão de genes e elementos transponíveis. As modificações pós-traducionais que podem ocorrem em proteínas histonas são muitas e podem ocorrer em diferentes aminoácidos e diferentes posições, e resultam em uma multiplicidade de combinações em um verdadeiro “código de histona”, e elas são interpretadas por diferentes fatores celulares. As marcas epigenéticas atuam simultaneamente para regular a transcrição gênica em um processo complexo, e pequenas falhas no estabelecimento ou manutenção desses podem desencadear o desenvolvimento de patologias, como a encontrada em síndromes genéticas e no câncer. Devido ao grande número de doenças, muitas pesquisas têm sido realizadas na busca de drogas capazes de reverter esses defeitos epigenéticos. Atualmente, já foram descritos alguns agentes capazes de interferir na ação de enzimas que regulam os processos, porém, existem ainda muitas dúvidas na aplicatividade desses tratamentos, se fazendo necessário maiores estudos dos mecanismos epigenéticos para, no futuro, serem mapeadas vias de interferências específicas e um melhor controle de efeitos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Carvalho de Oliveira, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Biomédica, Universidade Estadual de Londrina (2007), Mestre em Ciências Biológicas, área: Genética (2009), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, atualmente desenvolve projeto de doutorado junto ao Departamento de Genética, Departamento de Genética, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP (FMRP-USP).

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

1.
Oliveira JC de. Epigenética e doenças humanas. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 30º de julho de 2012 [citado 19º de abril de 2024];33(1):21-34. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6957

Edição

Seção

Artigos