Força muscular do assoalho pélvico entre mulheres continentes jovens e climatéricas

Autores

  • Eliane Cristina Hilberath Moreira Universidade Estadual de Londrina
  • Paula Bueno de Arruda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n1p53

Palavras-chave:

Força muscular, Assoalho pélvico, Perineometria.

Resumo

O climatério representa a fase em que ocorrem modificações no trato uroginecológico, como a diminuição da força muscular do assoalho pélvico e turgidez uretral. É sugerido que músculos sadios são volumosos e isso os capacita a suportar as paredes da vagina tão bem como prover uma ação esfincteriana, favorecendo o fechamento e a continência uretral. É plausível que o suprimento de sangue associado a músculos fortes promoverá a saúde do epitélio na área, estimulando a lubrificação vaginal adequada e o retardo das mudanças atróficas da idade. O objetivo deste estudo foi verificar a força muscular do assoalho pélvico entre mulheres saudáveis jovens e climatéricas, buscando identificar as alterações existentes nesta musculatura. O estudo foi composto por 49 mulheres dividas em dois grupos: Grupo 1 composto por mulheres (N=24) com média de idade de 29,33 anos e o grupo 2 composto por mulheres (N=25) com média de idade de 51,8 anos, submetidas a avaliação da força muscular do assoalho pélvico por meio de palpação bidigital e perineometria. O presente estudo não identificou diferenças significativas da força de pressão muscular do assoalho pélvico pela perineometria entre os grupos estudados. Na avaliação pela palpação bidigital, notou-se uma capacidade maior de contração voluntária e sustentação desta contração nas mulheres com faixa etária entre 25 a 35 anos.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Cristina Hilberath Moreira, Universidade Estadual de Londrina

Docente Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina; mestre e doutora em Ginecologia e Obstetrícia-FMB-UNESP- Botucatu.

Paula Bueno de Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do 4o ano do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina - bolsista PIBIC/CNPQ

Downloads

Publicado

2010-07-15

Como Citar

1.
Moreira ECH, Arruda PB de. Força muscular do assoalho pélvico entre mulheres continentes jovens e climatéricas. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2010 [citado 19º de abril de 2024];31(1):53-61. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6605

Edição

Seção

Artigos