Um modelo alternativo de transmissão de inflação externa

Autores

  • Pichai Chumvichitra Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1985v6n2p75

Palavras-chave:

Economia aberta e pequena, Setores comerciáveis e não comerciáveis, Choques externos e choques internos (estruturais e políticos).

Resumo

Tradicionalmente, um estudo sobre inflação se associa mais aos papéis de excesso da demanda agregada e/ou de contraição do mercado. Todavia, após a variação dos preços externos existe muita dúvida quanto a análise dos fatores principais á inflação doméstica, principalmente na economia dependente. Obviamente a economia com maior grau de dependência recebe mais influência das variações externas tais como choques externos, em comparação com a economia que tem um grau menor. Nesse ponto, a característica de economia aberta e pequena é uma alternativa eficiente a ser considerada no estudo sobre influência externa na inflação doméstica. Nesse ramo ê possível concluir que há, pelo menos, três fatores que determinam inflação interna - choques externos, estruturais e políticos. Os dois últimos são fatores que explicam como a inflação interna se desvia da externa.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pichai Chumvichitra, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Economia – CESA-UEL

 

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Chumvichitra P. Um modelo alternativo de transmissão de inflação externa. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 18º de abril de 2024];6(2):75-9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6399

Edição

Seção

Artigos