Bases imunológicas para o uso de vacinas, soros e imunoglobulinas IMA prevenção e no tratamento de doenças infecciosas

Autores

  • José Luís da Silveira Baldy Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1981v3n9p75

Resumo

 

Revisão dos mecanismos imunológicos através dos quais se pode obter proteção contra doenças infecciosas com o emprego de vacinas, soros e imunoglobulinas. Descrição dos tipos de imunidade natural e artificial, específica e inespecifica. Discussão dos motivos pelos quais algumas vacinas determinam proteção duradoura e outras, proteção transitória, e referência aos mecanismos de imunidade celular e humoral implicados em cada um desses tipos de resposta. Descrição dos principais fatores ligados à vacina e ao vacinado que interferem na resposta imune. Revisão dos fundamentos e tipos de imunização passiva usada na prevenção e tratamento de doenças infecciosas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Luís da Silveira Baldy, Universidade Estadual de Londrina

 

Professor Titular da Disciplina de Doenças Transmissíveis do Departamento de Clínica Médica — Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina.

 

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Baldy JL da S. Bases imunológicas para o uso de vacinas, soros e imunoglobulinas IMA prevenção e no tratamento de doenças infecciosas. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 28º de março de 2024];3(9):75-83. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6279

Edição

Seção

Artigos