Notas sobre o comportamento alimentar do Anu branco, Guira Guira (GMELIN, 1788) (Cuculiformes, Aves)

Autores

  • José Hernán Fan Diño Marino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1981v2n7p121

Resumo

 

O comportamento aumentar de um grupo de anus brancos, Guira guira, foi observado em condições naturais, no campus da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. Foram totalizadas vinte horas diurnas de observação direta em várias sessões, no período pôs-reprodutivo. A alimentação ocorre ao longo do dia com intervalos nos quais atividades de manutenção como tomar o sol e o contato de limpeza mú tua, são freqüentes. As áreas de alimentação são abertas, apresentando baixa densidade em árvores. O tipo de alimento está baseado principalmente em insetos saltadores, mas pequenos vertebrados são também aproveitados. O comportamento alimentar é uma atividade de grupo cujo processo inclui aparentemente as seguintes etapas: lo. - Permanência prévia num ponto alto e próximo ao terreno alimentar. 2o. - Descida progressão no terreno, emitindo freqüentemente um chamado característico dos deslocamentos. 3o. — Em terra a técnica de captura consiste em "caminhar perturbando ". A atividade é realizada em grupo o que facilita e aumenta a captura das presas em fuga. O avanço do grupo no campo não tem formação fixa, mas urna tendência a formar linhas paralelas ao sentido da progressão. Uma característica ressaltante do comportamento alimentar, foi a presença quase invariável de um sentinela num ponto alto que teria como função denunciar a presença de predadores terrestres. Diversos mecanismos de coesão do grupo parecem ter evoluído, como possíveis evidências do valor adaptativo desta estrutura social. Entre esses mecanismos, alguns padrões visuais conspícuos, uma ampla gama de vocalizações e certos padrões de comportamento social nos quais se estabelece um contato íntimo entre os indivíduos, pareceram-me de maior importância.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Hernán Fan Diño Marino, Universidade Estadual de Londrina

 

Professor de Zoologia da Universidade Estadual de Londrina. Biólogo. Certificado de estudos superiores em Zoologia da Universidade de Paris VI.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Diño Marino JHF. Notas sobre o comportamento alimentar do Anu branco, Guira Guira (GMELIN, 1788) (Cuculiformes, Aves). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 28º de março de 2024];2(7):121-5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6249

Edição

Seção

Artigos