Perfil nutricional e dietético de indivíduos com hepatite C

Autores

  • Clisia Mara Carreira Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Câmara Marques Pereira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n2p143

Palavras-chave:

Estado nutricional, Hepatite C, Antropometria, Dieta.

Resumo

O presente estudo avaliou a ingestão dietética e o estado nutricional de indivíduos com hepatite C com e sem tratamento antiviral. Os indivíduos participantes foram distribuídos em três grupos amostrais: Grupo Controle (G1) com 26 indivíduos saudáveis, Grupo 2 (G2) com 30 indivíduos com hepatite C sem tratamento antiviral, e Grupo 3 (G3) com 26 indivíduos com hepatite C em tratamento antiviral. Os indicadores antropométricos mostraram que a média de peso e porcentagem de gordura corpórea do G1 e G2 e o índice de massa corpórea do G2 e G3 estavam aumentados. Os valores séricos de AST e ALT estiveram aumentados no G2 e G3 não sendo essa diferença significativa, considerando p <0,05. A ingestão média energética (Kcal/dia) e de proteína (g/kg/d) estava adequada. O consumo médio de carboidrato foi acima do recomendado e a porcentagem média de lipídeo foi adequado, mas o G2 consumiu mais lipídeo e fibras que o G3 sendo estatisticamente diferentes; entretanto a quantidade de fibras ingerida foi abaixo do recomendado nos três grupos. Conclui-se que o estado nutricional dos indivíduos com hepatite C é de sobrepeso. Uma vez tendo elevado percentual de gordura corpórea, esse diagnóstico pode ser fator de risco importante para doenças cardiovasculares e outras complicações associadas, além de afetar diretamente a qualidade de vida desses indivíduos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clisia Mara Carreira, Universidade Estadual de Londrina

Nutricionista, mestre pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu pelo Promaga de Doenças infecciosas. docente do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEL desde 2007 e Pós-graduanda do Programa de Patologia Experimental.

Paulo Câmara Marques Pereira, Universidade Estadual Paulista

Livre Docente do Departamento de Doenças Tropicais pelo Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP.?

Downloads

Publicado

2011-12-01

Como Citar

1.
Carreira CM, Pereira PCM. Perfil nutricional e dietético de indivíduos com hepatite C. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 1º de dezembro de 2011 [citado 18º de abril de 2024];32(2):143-54. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/5580

Edição

Seção

Artigos