A Avaliação como Instrumento de Inclusão

Autores

  • Elisabete de Fátima P. Almeida Nunes Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0002-5873-7561
  • Vera Lúcia Menezes Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Método do arco, PEEPIN, Avaliação, Instrumento de inclusão

Resumo

Esta indagação levou a uma série de questionamentos sobre nossa escola, nossos alunos, nossos educadores, nossos serviços de saúde, nossa população e nossos problemas de saúde. Fruto dessas indagações e no bojo de uma série de acontecimentos desencadeado pelo PROUNI-LD, surge em 1992 o PEEPIN. Um novo jeito de ensinar e aprender, uma proposta estratégica para se contrapor àquele ensino realizado em sala de aula, com muito conteúdo, mas que dificultava a reflexão sobre as nossas ações. Uma proposta metodológica diferente da habitualmente utilizada no ensino de terceiro grau, e que alguns professores (formados fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e não educadores) entendiam que poderia avançar no conhecimento da realidade e proporcionar um uma maior reflexão sobre a situação de saúde de nossa população e dessa forma transformar os alunos até então passivos e acríticos em alunos críticos, ativos e criativos.

Biografia do Autor

Elisabete de Fátima P. Almeida Nunes, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira e professora adjunta do Departamento Materno-Infantil e Saúde Comunitária da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do PEEPIN a partir de 1995.

Vera Lúcia Menezes, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Assessora do Núcleo de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BORDENAVE. Juan Enrique Díaz. Alguns Fatores Pedagógicos. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos. Capacitação pedagógica para instrutor/supervisor área da saúde. Brasília, 1989. p.19-26.

HOFFMAN, JUSSARA. Avaliação mito & desafio: Uma perspectiva construtivista. 12. ed. Porto Alegre : Educação e Realidade. 1993.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

1.
Nunes E de FPA, Menezes VL. A Avaliação como Instrumento de Inclusão. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 1º de dezembro de 2021 [citado 18º de abril de 2024];17(1esp):7-13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/45112

Edição

Seção

Artigos