Influência de escolares participantes de um programa de educação nas práticas diárias de saúde bucal em seu ambiente familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2021v42n2p145

Palavras-chave:

Educação em saúde bucal, Promoção da saúde, Serviços de saúde escolar

Resumo

Este estudo objetivou verificar a influência de escolares participantes de um programa de educação em saúde bucal nas práticas diárias de sua família, por meio da percepção de seus pais e/ou responsáveis legais. A pesquisa, caracterizada como um estudo exploratório descritivo com abordagem quanti-qualitativa, foi composta por 146 pais e/ou responsáveis de escolares com idade entre 4-12 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, autoaplicado, com perguntas abertas e fechadas. As questões propostas abordaram conhecimento por parte dos pais sobre as atividades de educação em saúde bucal realizadas na escola, a importância que os mesmos atribuem a essas atividades, bem como o aprendizado com os filhos e a existência de mudança de hábitos em casa. Ao todo, 86% dos entrevistados tinham conhecimento das atividades educativas e preventivas desenvolvidas na escola e todos relataram ser importante tais atividades, principalmente no que se refere à saúde, cuidado e orientação das crianças. A maioria dos participantes da pesquisa (75%) relatou ter aprendido algo referente à saúde bucal com seus filhos, e desses, 30% citaram a escovação como sendo o fator de maior aprendizado. Além disso, 76% relataram a existência de mudanças nos hábitos de saúde bucal de sua família. Pode-se concluir que os escolares foram capazes de transmitir o conhecimento adquirido na escola para seus familiares, o que pode contribuir para a mudança da rotina de saúde bucal da sua família.

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Biografia do Autor

Gabriela Nascimento Salles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Odontologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Cascavel/PR, Brasil.

Marina Berti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba- FOA/UNESP.  Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Cascavel/PR, Brasil.

Daniela Pereira Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE

Doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba- FOA/UNESP.  Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Cascavel/PR, Brasil.

Mariângela Monteiro de Melo Baltazar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Cascavel/PR, Brasil.

Brenda Rex Machado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduanda do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Cascavel/PR, Brasil.

Helena Pfeffer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Oodontologia Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Cascavel/PR, Brasil.

André Luiz Marçal Terreri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Cascavel/PR, Brasil.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

1.
Salles GN, Berti M, Lima DP, Baltazar MM de M, Machado BR, Pfeffer H, Terreri ALM. Influência de escolares participantes de um programa de educação nas práticas diárias de saúde bucal em seu ambiente familiar. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 28º de setembro de 2021 [citado 18º de abril de 2024];42(2):145-54. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/37861

Edição

Seção

Artigos