Morfometria e estereologia testicular de ratos adultos tratados com ciclofosfamida incorporada ao lipossoma

Autores

  • Isabel Cristina Cherici Camargo Universidade Estadual Paulista
  • Lázaro Cícero Nogueira Universidade Estadual Paulista
  • Davi Abeid Pontes Universidade Estadual Paulista
  • Ana Paula Alves Favareto Universidade Estadual Paulista
  • Fernando Frei Universidade Estadual Paulista
  • Suzana de Fátima Paccola Mesquita Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2006v27n2p105

Palavras-chave:

Lipossoma, Ciclofosfamida, Testículo, Morfometria, Estereologia.

Resumo

Lipossomas representam um benéfico sistema de transporte de fármacos que é utilizado em estudos clínicos para atuar como um veículo não tóxico, reduzindo os efeitos colaterais e aumentando a eficácia de agentes antitumorais. O objetivo deste estudo é investigar, por meio de parâmetros morfométricos e estereológicos, os efeitos da ciclofosfamida incorporada aos lipossomas, em testículos de ratos adultos. Como resultado, a incorporação do agente oncolítico aos lipossomas mostrou, em primeiro lugar, aumento no peso e volume testicular, assim como aumento no diâmetro e área dos túbulos seminíferos.Para o grupo tratado com ciclofosfamida incorporada aos lipossomas as diferenças nos volumes testicular e do parênquima mostraram-se não significativas em relação ao grupo controle.Os resultados indicam que a incorporação da droga ao lipossoma reduz os efeitos colaterais sobre a gônada masculina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel Cristina Cherici Camargo, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista-UNESP, Assis (SP).

Lázaro Cícero Nogueira, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista-UNESP, Assis (SP).

Davi Abeid Pontes, Universidade Estadual Paulista

Acadêmico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis (SP).

Ana Paula Alves Favareto, Universidade Estadual Paulista

Acadêmica do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis (SP).

Fernando Frei, Universidade Estadual Paulista

 

Docente do Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho da Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis (SP).

Suzana de Fátima Paccola Mesquita, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Biologia Geral, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina (PR).

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

1.
Camargo ICC, Nogueira LC, Pontes DA, Favareto APA, Frei F, Mesquita S de FP. Morfometria e estereologia testicular de ratos adultos tratados com ciclofosfamida incorporada ao lipossoma. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2006 [citado 28º de março de 2024];27(2):105-16. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3505

Edição

Seção

Artigos