Conhecimento sobre diabetes mellitus de pacientes atendidos em programa ambulatorial interdisciplinar de um hospital universitário público

Autores

  • Gislaine Pinn Gil Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Helena D. Menezes Guariente Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2008v29n2p141

Palavras-chave:

Educação em diabetes, Diabetes mellitus, Equipe interdisciplinar.

Resumo

Como o diabetes mellitus (DM) é uma doença que necessita de mudanças que duram para toda a vida, torna-se necessária uma ação educativa para instruir e conscientizar o diabético da importância do seu conhecimento sobre a doença como parte integral do cuidado. Tem-se como objetivo nesta pesquisa avaliar os conhecimentos adquiridos por diabéticos atendidos em ambulatório interdisciplinar acerca de temas relativos ao DM e comparar esses resultados com aqueles obtidos num estudo com o mesmo objetivo realizado em 1995 com qual se obtiveram resultados desanimadores, o que conduziu à uma reformulação metodológica da atividade educativa. Trata-se de um estudo descritivo na abordagem qualitativa realizado com pacientes atendidos em um ambulatório interdisciplinar de um hospital universitário público. Os sujeitos participantes foram dez diabéticos selecionados por amostragem sistemática. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada e gravada em áudio. As questões norteadoras à entrevista foram compostas por temas referentes aos conhecimentos adquiridos a respeito do DM, terapêutica medicamentosa, nutrição, automonitorização, atividade física e cuidados com o corpo. Os entrevistados mostraram um bom conhecimento de diabetes mellitus, terapêutica medicamentosa, nutrição e importância da atividade física. A automonitorização foi referida como necessária para o controle glicêmico e reajuste do esquema insulínico. Os cuidados com os pés foram os mais citados quanto aos cuidados corporais. O conhecimento sobre a temática questionada foi superior ao do estudo realizado anteriormente. Concluiu-se que, após reformulação da atividade educativa, os pacientes passaram a conhecer mais sobre a sua doença, evidenciando a importância da educação em saúde no controle do DM.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gislaine Pinn Gil, Universidade Estadual de Londrina

Residente de Enfermagem da área de Gerencia de Serviços de Enfermagem. Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. Universidade Estadual de Londrina-PR.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira; Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR; enfermeira do Ambulatório Interdisciplinar ao Diabético do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná.

Maria Helena D. Menezes Guariente, Universidade Estadual de Londrina

 

Enfermeira; Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR; enfermeira do Ambulatório Interdisciplinar ao Diabético do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

1.
Gil GP, Haddad M do CL, Guariente MHDM. Conhecimento sobre diabetes mellitus de pacientes atendidos em programa ambulatorial interdisciplinar de um hospital universitário público. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2008 [citado 20º de abril de 2024];29(2):141-54. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3462

Edição

Seção

Artigos