As práticas das enfermeiras de uma unidade de saúde da família de Londrina, e a relação com as atribuições do exercício profissional

Autores

  • Suellen Karina de Oliveira Giroti Universidade Estadual de Londrina
  • Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes Universidade Estadual de Londrina
  • Mara Lúcia Rocha Ramos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2008v29n1p9

Palavras-chave:

Práticas de enfermagem, Trabalho em equipe, Programa de saúde da família.

Resumo

Estudar as práticas de enfermagem é um tema cuja discussão tem sido valorizada e intensificada nos últimos anos, devido à necessidade de se conhecer e esclarecer as competências e dar respaldo ao profissional enfermeiro das práticas realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF). Para isso, torna-se necessário não apenas ter o conhecimento dessas atribuições, mas também saber se todas estão de acordo com a realidade do trabalho desenvolvido por esses profissionais. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, que analisou, durante o período de 19/06/2006 a 06/09/2006, o desenvolvimento das atribuições realizadas por cinco enfermeiras que atuam em uma USF do município de Londrina. Foram utilizadas para este estudo as atribuições estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e Autarquia Municipal da Saúde de Londrina (AMS), cujo propósito é entender se as práticas realizadas pelas enfermeiras da USF, condizem com as atribuições propostas pelo MS e AMS. Os resultados mostraram que as atribuições do exercício profissional, embora amplas, direcionam as práticas de enfermagem e estão de acordo com a realidade vivida pelos profissionais em estudo, e umas acontecem com mais intensidade que as outras. Verificou-se que dentre essas atribuições, prevalecem para as enfermeiras do Programa de Saúde da Família (PSF), as atividades assistenciais, e, para a enfermeira coordenadora, as práticas administrativas e de supervisão. Percebe-se que não há a possibilidade de apenas uma enfermeira realizar todas as atribuições preconizadas, havendo a necessidade das enfermeiras trabalharem em equipe, dividindo as tarefas, organizando agendas, realizando planejamento e definindo prioridades para as práticas estabelecidas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suellen Karina de Oliveira Giroti, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Especialista em Controle de Infecção em Serviços de Saúde

Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Saúde Coletiva, Docente do Departamento de Saúde Coletiva, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina.

Mara Lúcia Rocha Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

1.
Giroti SK de O, Nunes E de FP de A, Ramos MLR. As práticas das enfermeiras de uma unidade de saúde da família de Londrina, e a relação com as atribuições do exercício profissional. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2008 [citado 29º de março de 2024];29(1):9-26. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3418

Edição

Seção

Artigos