Absenteísmo em hospital filantrópico de médio porte

Autores

  • Roseli Landgraf Fernandes Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Estela Pinesso Morais HU/UEL
  • Ilidia Terezinha Martelli Takahashi HU/UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n1p3

Palavras-chave:

Absenteísmo, Atestado de saúde, Trabalhador, Hospital médio porte.

Resumo

O absenteísmo é um complexo problema administrativo para as organizações. Nos hospitais, torna-se ainda mais complicado, pois o cuidado ao cliente não pode ser interrompido. Entende-se por absenteísmo-doença, as faltas ao trabalho por problemas de saúde. Tem-se como objetivo analisar as faltas dos trabalhadores por causas de saúde relacionando-as com idade, sexo, tempo de trabalho na instituição, turno de trabalho e categoria funcional. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e documental. Os dados foram coletados dos atestados de saúde apresentados no período de 01 julho de 2007 a 30 de junho de 2008 ao setor de recursos humanos de um hospital filantrópico de médio porte. As análises dos resultados demonstraram que o número de atestados apresentados é maior no sexo feminino (90,80%) e em funcionários com menor tempo de trabalho na instituição (61,19%). Verificou-se que o número de atestados é mais elevado nos trabalhadores que fazem revezamento entre os turnos matutino e vespertino. Também foi observado que os trabalhadores com idade acima de 48 anos, apresentaram menor número de atestados que os mais jovens. Os auxiliares e técnicos de enfermagem foram as categorias profissionais que mais apresentaram atestados (46,05%). Os dados encontrados permitem identificar vários fatores relacionados ao absenteísmo e fornecem subsídios para reforçar ações que acompanhem as questões de saúde dos trabalhadores e também a implantação de ações que visem à melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roseli Landgraf Fernandes, Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio

Nutricionista chefe do serviço de nutrição da Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio, especialista em Nutrição Clinica e em Administração Hospitalar. Av. Nossa Senhora do Rocio, 1165, Centro, Cornélio Procópio, PR, 86300-000.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Drª em Enfermagem, docente do curso de enfermagem da UEL, PR

Adriana Estela Pinesso Morais, HU/UEL

Enfermeira chefe da Seção Materno-Infantil do Ambulatório do Hospital de Clínicas, HU/UEL

 

Ilidia Terezinha Martelli Takahashi, HU/UEL

Nutricionista chefe da Seção de Nutrição do Ambulatório do Hospital de Clínicas, HU/UEL

 

Downloads

Publicado

2011-06-17

Como Citar

1.
Fernandes RL, Haddad M do CL, Morais AEP, Takahashi ITM. Absenteísmo em hospital filantrópico de médio porte. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 17º de junho de 2011 [citado 19º de abril de 2024];32(1):3-14. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3277

Edição

Seção

Artigos