Perfil epidemiológico e prisional das detentas de um município do médio norte de Mato Grosso

Autores

  • Bianca Carvalho da Graça Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Michele de Melo Mariano Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Juliana Herrero da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra
  • Vagner Ferreira Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Thalise Yuri Hattori Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ana Cláudia Pereira Terças-Trette Universidade do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0001-8761-3325

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n1p59

Palavras-chave:

Epidemiologia, Mulheres, Prisões.

Resumo

Objetivou-se apresentar o perfil de mulheres privadas de liberdade em uma cadeia pública da região médio de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, com abordagem quantitativa realizada em 2017. Foi realizada aplicação de formulário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas com as 57 mulheres, sendo as mesmas entrevistadas individualmente; posteriormente os dados foram sistematizados em planilhas eletrônicas e analisados pelo SPSS versão 20.0. O perfil predominante foi de participantes autodeclaradas pardas (73,7%), com faixa etária entre 18 e 31 anos (56,2%), ensino fundamental incompleto (56,2%), donas de casa (38,6%), solteiras (47,4%), com até 4 filhos (82,5%), detidas pelo crime de tráfico de drogas (54,4%) e com período de reclusão de até dois anos (82,5%). O perfil aqui descrito reflete a relação entre a população com maior fragilidade socioeconômica, a inserção no crime através do parceiro e o tráfico de drogas como busca de renda. Neste sentido faz-se necessário a elaboração de políticas públicas intersetoriais que possibilitem a redução das desigualdades sociais, de gênero e a inserção das mulheres desde a infância em ambientes que potencializem sua qualidade de vida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bianca Carvalho da Graça, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeira pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Michele de Melo Mariano, Universidade do Estado de Mato Grosso

Enfermeira pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Juliana Herrero da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra

Mestranda em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra.

Vagner Ferreira Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso

Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Thalise Yuri Hattori, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Grande Dourados. Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Ana Cláudia Pereira Terças-Trette, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz. Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

1.
Graça BC da, Mariano M de M, Silva JH da, Nascimento VF, Hattori TY, Terças-Trette ACP. Perfil epidemiológico e prisional das detentas de um município do médio norte de Mato Grosso. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 4º de julho de 2018 [citado 28º de março de 2024];39(1):59-68. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/30192

Edição

Seção

Artigos