Estimativa de custos diretos para a implantação e efetivação da vacinação contra o HPV no Estado do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n1p41

Palavras-chave:

Gastos em saúde, Custos e análise de Custo, Vacina, HPV.

Resumo

O estudo estimou os custos diretos da implantação e efetivação das campanhas de vacinação contra o HPV no Estado do Amazonas. Trata-se de um estudo transversal prospectivo, com uso de modelos matemáticos e descritivo de avaliação econômica em saúde. Utilizou-se dados primários e secundários para estimativa dos custos envolvidos nas campanhas realizadas entre os anos de 2013 a 2014. Avaliou-se os custos através da análise de correlação de Pearson, com valores significativos de p(menor ou igual)0,05. Identificou-se que no Amazonas, o percentual de cobertura da campanha para a 1ª dose foi de 95,4%, na 2ª dose a cobertura foi de 94,4% e na 3ª dose 84,1% da população de adolescentes do sexo feminino. Os custos diretos totais estimados para as três etapas da campanha, revelaram o valor de R$ 16.149.814,79, aplicados através da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, bem como os custos apresentaram correlação estatisticamente significativa com a variável população alvo (p<0,001). A realização de campanhas de vacinação no Amazonas é muito onerosa e deve-se considerar a complexidade e dinamicidade da territorialidade do Estado e os recursos humanos, fazendo-se necessário a aplicação do princípio da equidade no processo de planejamento das ações de saúde para a implantação e efetivação de campanhas de vacinação na Amazônia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia da Silva Magalhães, Secretária Estadual de Saúde do Amazonas

Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas.

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas.

Zilmar Augusto de Souza Filho, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo. Professor da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

1.
Magalhães P da S, Neves ALM das, Souza Filho ZA de. Estimativa de custos diretos para a implantação e efetivação da vacinação contra o HPV no Estado do Amazonas. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 4º de julho de 2018 [citado 29º de março de 2024];39(1):41-50. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/30182

Edição

Seção

Artigos