Efeitos pós-ingestivos de flavonóides no epitélio do intestino médio de larvas de Anticarsia gemmatalis (Hübner 1818) (Lepidoptera: Erebidae)

Autores

  • Norberto Aparecido Cruz Universidade Estadual de Londrina
  • Clara Beatriz Hoffmann-Campo Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,
  • Sheila Michele Levy Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Maria Ferreira Falleiros Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0002-8982-9709

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n2p185

Palavras-chave:

Lagarta da soja, Morfologia, Tubo digestivo, Rutina e genistina

Resumo

Um controle alternativo para a lagarta da soja tem sido o uso de plantas resistentes a insetos que contém flavonoides fenólicos. O intestino médio é a principal via de acesso do alimento e substâncias químicas ingeridas. O presente estudo examinou as alterações morfológicas no epitélio do intestino médio da lagarta da soja, após a ingestão de genótipos de soja contendo os flavonoides rutina e genistina. As lagartas e os genótipos (BRS 257 - controle, BR 16, Dowling, PI 229358, IAC 100 e PI 227687) foram obtidos do laboratório de criação de insetos da Embrapa Soja. Os intestinos médios foram coletados, fixados em Karnovsky, processados e analisados ao microscópio de luz. Todos os tratamentos causaram alterações nas células epiteliais do intestino médio. As alterações foram mais assíduas nas células colunares do que nos demais tipos celulares. Essas apresentaram grande quantidade de protrusões citoplasmáticas e de vacúolos. As células caliciformes apresentaram poucas alterações para todos os genótipos testados, enquanto as células regenerativas apresentaram alterações principalmente nos tratamentos Dowling e PI 227687. A membrana peritrófica estava ausente para os genótipos IAC100 e PI 227687. Conclui-se que os genótipos Dowling e PI 227687 foram bastante efetivos e promoveram grandes alterações morfológicas no intestino médio das lagartas da soja, podendo ser bastante eficaz para o controle desta praga.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Norberto Aparecido Cruz, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Clara Beatriz Hoffmann-Campo, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,

Doutorado em Botânica - The University Of Reading (1995). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1979.

Sheila Michele Levy, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Histologia, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Angela Maria Ferreira Falleiros, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Ciências Biológicas (Anatomia Humana) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Histologia, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

1.
Cruz NA, Hoffmann-Campo CB, Levy SM, Ferreira Falleiros AM. Efeitos pós-ingestivos de flavonóides no epitélio do intestino médio de larvas de Anticarsia gemmatalis (Hübner 1818) (Lepidoptera: Erebidae). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de dezembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];38(2):185-92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/30119

Edição

Seção

Artigos