Registros da equipe multiprofissional sobre o acompanhamento de pacientes em estágio avançado de doença oncológica

Autores

  • Polyana Bortholazzi Gouvea Universidade do Vale do Itajai Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Biitencourt Cavalheiro Universidade do Vale do Itajai
  • Adriano Silva Acosta Universidade do Vale do Itajai
  • Silmara Costa Maia Universidade do Vale do Itajai
  • Simone Regina Grando Universidade do Vale do Itajai
  • Rita de Cassia Teixeira Rangel Universidade do Vale do Itajai

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n2p175

Palavras-chave:

Morte, Enfermagem Oncológica, Enfermagem de Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar os registros da equipe multiprofissional de uma unidade de alta complexidade especializada sobre o acompanhamento do paciente com doença oncológica em estágio avançado. O objeto de estudo foram os prontuários dos pacientes que frequentavam o serviço. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, com análise quantitativa. Realizou-se a coleta de dados através de análise documental, utilizando-se um instrumento estruturado. Encontrou-se que a maioria (75%) eram mulheres, com idade entre 20 a 59 anos (52%), diagnosticados há mais de três anos (54%). O principal tipo de câncer foi de mama (57%), seguido pelo de próstata (14%). Os resultados demonstraram maior enfoque da equipe multiprofissional nas anotações exclusivas das competências técnicas. Observouse que características importantes da convivência com a doença oncológicas foram esquecidas nas anotações. O estudo tornou evidente que o atendimento da equipe seria mais eficaz se o prontuário servisse como instrumento de comunicação multiprofissional, considerando as necessidades do doente que não estão contidas em uma ficha de avaliação pré-estruturada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Polyana Bortholazzi Gouvea, Universidade do Vale do Itajai Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor na Universidade do Vale do Itajaí/SC (UNIVALI) Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Thiago Biitencourt Cavalheiro, Universidade do Vale do Itajai

Universidade do Vale do Itajaí; Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Adriano Silva Acosta, Universidade do Vale do Itajai

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina PEN/UFSC. Professor da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Silmara Costa Maia, Universidade do Vale do Itajai

Enfermeira, Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí; Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Simone Regina Grando, Universidade do Vale do Itajai

Enfermeira, Mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí; Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Rita de Cassia Teixeira Rangel, Universidade do Vale do Itajai

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Vale do Itajaí; Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

1.
Gouvea PB, Cavalheiro TB, Acosta AS, Maia SC, Grando SR, Rangel R de CT. Registros da equipe multiprofissional sobre o acompanhamento de pacientes em estágio avançado de doença oncológica. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de dezembro de 2017 [citado 19º de abril de 2024];38(2):175-84. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/28984

Edição

Seção

Artigos