Onde estão os homens? O que os distanciam ou os aproximam dos serviços da atenção primária à saúde

Autores

  • Kelly Oliveira Santos Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Edirlei Machado Dos-Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1p79

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Atenção Primária à Saúde, Gênero e Saúde.

Resumo

Os homens não possuem comumente hábitos de práticas preventivas. Logo, ouvi-los tornou-se imprescindível para compreender as suas concepções que justificam tais atitudes. O presente estudo teve como objetivos identificar os motivos que os levam a procurar atendimento nos serviços da Atenção Primária à Saúde, e compreender os motivos que os afastam dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, exploratório e descritivo. Participaram da pesquisa treze homens residentes no município de Vitória da Conquista (Bahia), na faixa etária de 25 a 59 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados mostraram a forma como os homens concebem a saúde e como isto reflete em suas atitudes em relação à busca pelos serviços de saúde. Revelou também os fatores da aproximação e do afastamento do público masculino no cenário da Atenção Primária à Saúde que envolve concepções culturais e até mesmo questões institucionais. Portanto, o resultado deste estudo pode subsidiar os profissionais no desenvolvimento de estratégias para estimular e acolher a população masculina, considerando as limitações e barreiras singulares que este público apresenta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelly Oliveira Santos, Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Enfermeira pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bahia, Brasil.

Edirlei Machado Dos-Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

1.
Santos KO, Dos-Santos EM. Onde estão os homens? O que os distanciam ou os aproximam dos serviços da atenção primária à saúde. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 18º de dezembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];38(1):79-88. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/27157

Edição

Seção

Artigos