Acidentes ofídicos na região metropolitana de Belém, Pará, Brasil

Autores

  • Revone Miranda da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia.
  • Claudio Douglas Guimarães Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Fernanda Martins Hatano Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Fábio Haruki Hatano Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p81

Palavras-chave:

Toxicologia, Epidemiologia, Saúde pública, Serpentes, Bothrops

Resumo

Acidentes ofídicos figuram entre os principais problemas de saúde pública em países tropicais. No Brasil, sua alta incidência, principalmente na região amazônica, reflete a íntima relação entre homem-animal num processo constante de sobreposição de locais de uso. Este estudo tem por objetivo descrever o perfil clínico-epidemiológico dos acidentes ofídicos ocorridos em Belém, Pará, Amazônia oriental. Para isso, foi realizado um levantamento de todos os casos de envenenamento por serpentes peçonhentas notificados ao Sistema Nacional de Notificações e Agravos (SINAN) do Ministério da Saúde, entre janeiro de 2007 e dezembro de 2011. Os dados obtidos a partir de fichas de notificação junto à Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA) foram analisados utilizando-se estatística descritiva simples. Foram notificados 352 casos de acidentes ofídicos, sendo identificada predominância nos primeiros seis meses de cada ano, coincidindo com o período chuvoso regional. Diferente do observado em grande parte dos estudos, a maioria dos acidentes ocorreu na zona urbana. Homens adultos, atingidos principalmente nos membros inferiores por serpentes do gênero Bothrops, foi o perfil mais frequente registrado. Falhas na soroterapia e no preenchimento das fichas foram identificadas, demonstrando haver a necessidade de treinamento dos profissionais envolvidos e melhoria no sistema de notificação desse agravo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Revone Miranda da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia.

Discente do Programa de Saúde e Produção Animal na Amazônia da Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA) . Pesquisador associado ao Projeto Bio-Fauna-ISARH/UFRA da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Claudio Douglas Guimarães, Universidade Federal Rural da Amazônia

Pesquisador associado ao Projeto Bio-Fauna -ISARH/UFRA e residente de Clínica Cirúrgica do HOVET-ISPA/UFRA

Fernanda Martins Hatano, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora. Professora do Instituto da Saúde e Produção Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia

Fábio Haruki Hatano, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutor. Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

1.
da Silva RM, Guimarães CD, Hatano FM, Hatano FH. Acidentes ofídicos na região metropolitana de Belém, Pará, Brasil. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 26º de janeiro de 2017 [citado 28º de março de 2024];37(2):81-92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26493

Edição

Seção

Artigos