Toxicidade dos fitoterápicos de interesse do SUS: uma revisão

Autores

  • Ciciane Pereira Marten Fernandes Universidade Federal de Pelotas
  • Samuel Rodrigues Félix Universidade Federal de Pelotas
  • Márcia de Oliveira Nobre Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n1p91

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Fitoterapia, Efeitos tóxicos.

Resumo

No Brasil, desde sua colonização até os dias atuais são utilizados produtos de origem natural e a Agência nacional de Vigilância Epidemiológica vem instituindo regras para a regulamentação dos medicamentos fitoterápicos, sendo que foram escolhidas 71 plantas utilizadas empiricamente no país para pesquisa e comprovação de suas propriedades medicinais. Atualmente, 12 dessas 71 plantas foram liberadas para uso no Sistema Único de Saúde, sendo que as outras 59 plantas ainda necessitam de mais pesquisas para liberação do seu uso. Neste contexto, observou-se a necessidade de uma revisão dos testes toxicológicos das plantas que ainda não foram liberadas, na tentativa de impulsar e estimular novas pesquisas nesse campo. Para escolha das plantas foram utilizadas as palavras-chave: nome da planta + toxicidade/ estudos toxicológicos nas línguas português e inglês nos principais bancos de dados. As 10 plantas que apresentaram maior quantidade de estudos toxicológicos foram utilizadas para a pesquisa. Para as dez plantas avaliadas, três apresentam dados completos referentes aos estudos toxicológicos exigidos pela Agência nacional de Vigilância Epidemiológica. Destas, sugere-se que duas (Curcuma longa e Zingiber officinale) sejam adotadas pelo Sistema Único de Saúde. De maneira geral, três plantas já apresentam o valor determinado para DL50, nove plantas apresentam resultados para a toxicidade reprodutiva e cinco plantas, até o presente momento, não apresentam sinais de toxicidade nos testes aplicados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ciciane Pereira Marten Fernandes, Universidade Federal de Pelotas

Médica veterinária pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Mestrado e doutorado em Sanidade Animal pela mesma universidade.

Samuel Rodrigues Félix, Universidade Federal de Pelotas

Médico veterinária pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Mestrado e doutorado pela mesma universidade.

Márcia de Oliveira Nobre, Universidade Federal de Pelotas

Médica veterinária pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Veterinária pela mesma universidade. Doutora em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

1.
Fernandes CPM, Félix SR, Nobre M de O. Toxicidade dos fitoterápicos de interesse do SUS: uma revisão. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 24º de novembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];37(1):91-104. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/22735

Edição

Seção

Artigos