Fatores associados à osteoporose em mulheres na pós-menopausa

Autores

  • Talma Reis Leal Fernandes Centro Universitário Cesumar
  • Jevieli Belló Oliveira Centro Universitário Cesumar
  • Taísa Valques Lorencete Centro Universitário Cesumar
  • Janete Lane Amadei Centro Universitário Cesumar

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1p93

Palavras-chave:

Osteoporose, Densidade óssea, Menopausa, Fatores de risco.

Resumo

Objetivo: Identificar a prevalência de osteoporose em mulheres na pós-menopausa que realizaram seus exames de Densitometria Mineral Óssea em clínica privada da cidade de Maringá (PR) nos anos de 2012 e 2013 e sua associação com fatores de risco. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo transversal envolvendo 177 mulheres na pós-menopausa. Foram incluídas no estudo as pacientes que apresentaram osteoporose primária, com ou sem histerectomia e excluídas as voluntárias que apresentaram outras condições ou doenças associadas à alteração da massa óssea. As principais variáveis analisadas foram: raça; Índice de Massa Corporal; idades da menarca e da menopausa e tempo de menopausa. Resultados: A média de idade da amostra foi 59 anos com desvio padrão de ±7,97 anos. Em relação à classificação das pacientes de acordo com os resultados do exame de massa óssea, 23% pertenciam ao grupo normal, 65% apresentaram osteopenia e 12%, osteoporose. A análise estatística mostrou associação da idade avançada e do tempo de menopausa com a doença, mas não houve significância estatística em relação à análise para associação dos demais fatores de risco. Conclusões: O estudo realizado permite concluir que houve baixa prevalência de densitometria normal e alta prevalência de baixa massa óssea na população amostral. A idade e período de tempo de menopausa podem ser considerados como fatores de risco para osteoporose na amostra.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Talma Reis Leal Fernandes, Centro Universitário Cesumar

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Curso de Farmácia da UniCesumar - Centro Universitário Cesumar.

Jevieli Belló Oliveira, Centro Universitário Cesumar

Acadêmica do Curso de Farmácia da UniCesumar.

Taísa Valques Lorencete, Centro Universitário Cesumar

Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Cesumar. Professor do Curso de Biomedicina da UniCesumar.

Janete Lane Amadei, Centro Universitário Cesumar

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Curso de Farmácia da UniCesumar.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

1.
Fernandes TRL, Oliveira JB, Lorencete TV, Amadei JL. Fatores associados à osteoporose em mulheres na pós-menopausa. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de novembro de 2015 [citado 16º de abril de 2024];36(1):93-106. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/21035

Edição

Seção

Artigos