Estudo da incidência de parasitas intestinais em verduras comercializadas em feira livre e supermercado de Londrina

Autores

  • Priscila Ruzzon Nomura Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Rúbia Magalhães Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Algusto Rafaelli Universidade Estadual de Londrina
  • Jessica Grande Augusto Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lucia Hideko Tatakihara Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Antonio Custódio Universidade Estadual de Londrina
  • Valter Abou Murad Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp209

Palavras-chave:

Parasitas intestinais, Verduras, Pesquisa, Saúde pública.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar a presença de parasitas intestinais em amostras de alfaces e almeirões comercializadas em feira livre e supermercado da cidade de Londrina, Paraná. Foram coletadas e analisadas oito amostras de alface (Lactuca sativa) e oito amostras de almeirão (Cichirium intybus). A análise foi realizada no Laboratório de Extensão e Pesquisas em Enteroparasitoses – L.E.P.En. Foram encontrados cistos de Endolimax nana, Entamoeba coli, Entamoeba histolytica, Balantidium coli, larvas de Strongyloides stercoralis, larvas e ovos de Ancilostomídeos e ovos de Ascaris spp. Esses resultados demonstram a necessidade de medidas higiênico-sanitárias, visando à educação da comunidade, possibilitando a melhoria na condição de vida da população.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Ruzzon Nomura, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica, Pós-graduanda: Residente em Análises Clínicas pelo Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Ana Rúbia Magalhães Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica, Pós-graduanda: Residente em Análises Clínicas pelo Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Rafael Algusto Rafaelli, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutico, Pós-graduando: Residente em Análises Clínicas pelo Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Jessica Grande Augusto, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil.

Vera Lucia Hideko Tatakihara, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica, Mestre em Patologia Experimental, Docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Luiz Antonio Custódio, Universidade Estadual de Londrina

Biomédico, Doutor em Patologia Experimental, Docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Valter Abou Murad, Universidade Estadual de Londrina

Biomédico, Especialista em Protozoologia e Helmintologia, Docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Nomura PR, Ferreira ARM, Rafaelli RA, Augusto JG, Tatakihara VLH, Custódio LA, Murad VA. Estudo da incidência de parasitas intestinais em verduras comercializadas em feira livre e supermercado de Londrina. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 19º de abril de 2024];36(1Supl):209-14. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19279