Acadêmicos, a percepção sobre o papilomavírus humano e sua relação com o câncer cervical

Autores

  • Nara Nyely Noronha Luz Universidade Federal do Piauí
  • Ítalo Rosal Lustosa Universidade Federal do Ceará
  • Kátia da Conceição Machado Universidade Federal do Piauí
  • Ana Carolina Landim Pacheco Universidade Federal do Piauí
  • Ana Paula Peron Universidade Federal do Piauí
  • Paulo Michel Pinheiro Ferreira Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p91

Palavras-chave:

Carcinogênese, Colo de útero, Estudantes, Infecções por papilomavirus

Resumo

Este trabalho avaliou o conhecimento dos alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros sobre o Papilomavírus Humano (HPV). A maioria dos estudantes universitários (n=218) eram do sexo feminino (78%), com idade entre 17 e 34 anos (60%), onde 84% eram solteiros e com renda familiar entre 2-5 salários mínimos (64%). A partir dos resultados, verificou-se que 87% conhecem o HPV, 83% o consideram como uma DST, 68% acreditam que tanto o homem quanto a mulher pode transmitir e se infectar pelo HPV, 48% acreditam na possibilidade de transmissão vertical, 35% consideram que o HPV possa infectar genitálias, cabeça e pescoço, 60% dos universitários responderam que o exame laboratorial utilizado para a prevenção e detecção inicial da infecção é o Papanicolau. Em relação aos fatores de risco, 64% afirmaram ter vida sexual ativa, 50% iniciaram sua vida sexual entre 13 e 17 anos, 44% usam preservativo durante relações sexuais, 63% consomem bebidas alcoólicas e 94% não fumam. A maioria afirmou (64%) não existir vacina contra o HPV, 52% acreditam em uma relação entre o HPV e o câncer de colo uterino e 97% gostariam de ler mais informações sobre o HPV. Assim, verificou-se que os alunos universitários revelaram conhecimento primário sobre o HPV e sobre formas de prevenção da doença. No entanto, quase a metade dos entrevistados desconhece a gravidade da infecção ocasionada por HPV como causa elementar para o surgimento de cânceres de colo uterino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nara Nyely Noronha Luz, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Piauí, Rua Cícero Duarte, 905, Bairro Junco, CEP 64607-670, Picos, Piauí, Brasil.

Ítalo Rosal Lustosa, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, Universidade Federal do Ceará, Bairro Rodolfo Teófilo, CEP 60.430-270, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Kátia da Conceição Machado, Universidade Federal do Piauí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Piauí, Bairro Ininga, CEP 64.049-550, Teresina, Piauí, Brasil.

Ana Carolina Landim Pacheco, Universidade Federal do Piauí

Professora Doutora do Departamento de Ciências Biológicas, Laboratório de Patologia Celular e Molecular, Universidade Federal do Piauí, Rua Cícero Duarte, 905, Bairro Junco, CEP 64607-670, Picos, Piauí, Brasil.

Ana Paula Peron, Universidade Federal do Piauí

Professora Doutora do Departamento de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia Aplicada à Saúde e ao Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí, Rua Cícero Duarte, 905, Bairro Junco, CEP 64607-670, Picos, Piauí, Brasil.

Paulo Michel Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Piauí

Doutor docente do Departamento de Biofísica e Fisiologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Piauí, CEP 64049-550, Teresina, Piauí, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Luz NNN, Lustosa Ítalo R, Machado K da C, Pacheco ACL, Peron AP, Ferreira PMP. Acadêmicos, a percepção sobre o papilomavírus humano e sua relação com o câncer cervical. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 29º de março de 2024];35(2):91-102. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19233

Edição

Seção

Artigos