Análise da atuação das enfermeiras em um modelo de unidades gerenciais

Autores

  • Maria Luiza Hexsel Segui Universidade Federal do Paraná
  • Aida Maris Peres Universidade Federal do Paraná
  • Elizabeth Bernardino Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p71

Palavras-chave:

Enfermagem, Prática profissional, Gerenciamento da prática profissional

Resumo

Objetivo: identificar os espaços de atuação das enfermeiras após a implantação do modelo de Unidades Gerenciais em uma instituição hospitalar de ensino de grande porte e alta complexidade, da região sul do Brasil.
Método: estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada com 15 enfermeiras representantes dos cargos ocupados pela categoria na instituição.
Resultados: as participantes são do sexo feminino, de 25 a 59 anos, com tempo de atuação no hospital entre 05 e 30 anos, a maioria pós-graduada. As atividades dividem-se em: assessoria em comissões ou comitês, vigilância em saúde, atividades de gerenciamento, assistência de enfermagem, educação em serviço, orientação em saúde, pesquisa e atividades administrativas institucionais.
Conclusões: as enfermeiras que trabalham com assessoria sustentam a operacionalização de algumas políticas públicas de saúde; nos cargos da estrutura do Serviço de Enfermagem, atividades estão relacionadas ao gerenciamento do cuidado e da unidade; e nos cargos administrativos externos, visam às demandas institucionais gerais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Luiza Hexsel Segui, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Mestre em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Enfermeira do HC/UFPR

Aida Maris Peres, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Elizabeth Bernardino, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Enfermagem pela EERP/USP. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da UFPR. Professora Associada da Universitá Laval, Quebec, Canadá.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Segui MLH, Peres AM, Bernardino E. Análise da atuação das enfermeiras em um modelo de unidades gerenciais. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 19º de abril de 2024];35(2):71-80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18676

Edição

Seção

Artigos