Elaboração e validação de escala de avaliação da sede no paciente cirúrgico: nota prévia

Autores

  • Patricia Aroni Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Renata Perfeito Ribeiro Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Lígia Fahl Fonseca Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp311

Palavras-chave:

Sede, Enfermagem perioperatória, Escala, Estudos de validação.

Resumo

A sede é um desconforto real relatado por grande parte dos pacientes no pós-operatório imediato, quando ainda permanecem em jejum. Esta nota prévia tem como objetivo o relato da elaboração de uma escala para avaliação da sede do paciente em perioperatório. Pesquisa metodológica, baseada na teoria de elaboração de instrumental psicológico, através dos pólos teórico, metodológico e analítico. Através de pesquisas bibliográficas foi elencado como construto: a sede no paciente cirúrgico, sendo escolhido sete itens que melhor descrevessem a sede: boca seca, ressecamento dos lábios, língua seca, vontade de engolir, falta de saliva, saliva grossa e garganta seca. As próximas etapas da validação da escala se encontram em desenvolvimento. Almeja-se proporcionar à equipe maneiras de avaliar e quantificar a sede do paciente perioperatório.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Aroni, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Perioperatória,Professora Colaboradora, Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR.

Renata Perfeito Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, e do Programa de Mestrado em Enfermagem do Departamento de Enfergem da Universidade estadual de Londrina. Coordenadora do NUESTUEl. Londrina-PR.

Lígia Fahl Fonseca, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, área de Enfermagem Perioperatória, Centro Cirúrgico e Central de Material, Coordenadora do GPENP, Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Aroni P, Ribeiro RP, Fonseca LF. Elaboração e validação de escala de avaliação da sede no paciente cirúrgico: nota prévia. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 20º de abril de 2024];36(1Supl):311-6. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18503