Ação do ácido ascórbico exógeno na qualidade fisiológica de sementes de feijão de corda envelhecidas artificialmente

Autores

  • Jean Carlos de Araújo Brilhante Universidade Federal do Ceará
  • Alexandre Bosco de Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • José Wendney Lima e Silva Universidade Federal do Ceará
  • Joaquim Enéas Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p985

Palavras-chave:

Vigna unguiculata, Membranas, Acido ascórbico, Envelhecimento artificial.

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do pré e pós-tratamento com ácido ascórbico na redução dos danos ocasionados pelo envelhecimento em sementes de feijão de corda, as quais foram envelhecidas em câmara de envelhecimento artificial (45 ºC, 99% U.R., no escuro) por 72 h, sendo submetidas a quatro tratamentos: T1 – sementes não envelhecidas e não tratadas com ácido ascórbico (AsA); T2 – sementes envelhecidas e não tratadas com AsA; T3 – sementes que antes do envelhecimento foram submetidas a um tratamento com AsA a 0,85 mM; T4 – sementes que após o envelhecimento foram submetidas a um tratamento com AsA a 0,85 mM. O envelhecimento das sementes por 72 h (T2) provocou danos significativos nas membranas celulares das sementes de feijão de corda, como foi evidenciado pelo aumento no vazamento de eletrólitos, maior nível de peroxidação de lipídios e menor porcentagem de germinação quando comparado com o controle (T1). O T4 conseguiu igualar aos resultados apresentados pelo controle, apresentando um menor vazamento de eletrólitos e peroxidação de lipídios, bem como maior germinação, quando comparado com o T2. A aplicação exógena de ácido ascórbico a 0,85 mM nas sementes de feijão de corda após o envelhecimento artificial pode atenuar efeitos deletérios na integridade de membranas e favorecer a qualidade fisiológica das sementes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jean Carlos de Araújo Brilhante, Universidade Federal do Ceará

Engº Agrº, D.Sc., Deptº de Fitotecnia, Unviersidade Federal do Ceará, CCA/UFC, Av. Mister Hull, S/N, Campus do Pici, CEP 60356-001, Fortaleza, CE.

Alexandre Bosco de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Engº Agrº, D.Sc., Deptº de Fitotecnia, Unviersidade Federal do Ceará, CCA/UFC, Av. Mister Hull, S/N, Campus do Pici, CEP 60356-001, Fortaleza, CE.

José Wendney Lima e Silva, Universidade Federal do Ceará

Discente de Graduação em Agronomia, Deptº de Fitotecnia, CCA/UFC, Fortaleza, CE.

Joaquim Enéas Filho, Universidade Federal do Ceará

Biólogo, Prof. D.Sc., Deptº de Bioquímica e Biologia Molecular, CCA/UFC, Fortaleza, CE.

Downloads

Publicado

2013-06-24

Como Citar

Brilhante, J. C. de A., Oliveira, A. B. de, Silva, J. W. L. e, & Enéas Filho, J. (2013). Ação do ácido ascórbico exógeno na qualidade fisiológica de sementes de feijão de corda envelhecidas artificialmente. Semina: Ciências Agrárias, 34(3), 985–994. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p985

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)