Fertilização com fosfato natural e cinética de absorção de fósforo de soja e plantas de cobertura do cerrado

Autores

  • Evandro Luiz Schoninger Centro de Energia Nuclear na Agricultura/Universidade de São Paulo CENA
  • Luciano Colpo Gatiboni Centro de Ciências Agroveterinárias/Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Paulo Roberto Ernani Centro de Ciências Agroveterinárias/Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p95

Palavras-chave:

Parâmetros cinéticos de absorção, Ciclagem de fósforo, Adubação fosfatada.

Resumo

A fim de identificar plantas com maior capacidade de absorção de P em solos de cerrado adubados com fosfato natural, visando à ciclagem deste nutriente, objetivou-se: a) avaliar a capacidade de absorção de fósforo e o desenvolvimento inicial de soja, sorgo, milheto e braquiária em função da aplicação de fosfato solúvel e natural ao solo; b) estimar os parâmetros cinéticos de absorção de P dessas espécies cultivadas em solução nutritiva. Para tanto, foram realizados dois experimentos no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC), no ano de 2010. O primeiro experimento constou do desenvolvimento de plantas (soja, braquiária, sorgo e milheto) em solos adubados com fosfato natural e superfosfato triplo, além de um tratamento sem aplicação de P, arranjados em um fatorial 4x3, sob delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Foram avaliadas a produção de massa seca das plantas e a quantidade de P acumulada no tecido. No segundo experimento foram estimados os parâmetros cinéticos de absorção de P (Imax, Km e Cmín) de cada uma das espécies após 23 dias de desenvolvimento em solução nutritiva, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. A soja, em fase inicial de desenvolvimento, não responde à adubação fosfatada, apresentando mais massa seca de tecido e acúmulo de P no tecido, comparativamente às demais espécies. A aplicação de superfosfato triplo promoveu maior produção de massa seca de tecido para todas as gramíneas, quando comparada às demais fontes de P. A braquiária apresentou maior taxa de absorção de P em elevadas concentrações deste nutriente na solução, enquanto a soja apresentou maior capacidade de absorção de P em baixas concentrações na solução.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evandro Luiz Schoninger, Centro de Energia Nuclear na Agricultura/Universidade de São Paulo CENA

Eng° Agr°, Doutorando em Ciências, Centro de Energia Nuclear na Agricultura/Universidade de São Paulo, CENA/USP, Laboratório de Isótopos Estáveis, São Dimas, Piracicaba, SP.

Luciano Colpo Gatiboni, Centro de Ciências Agroveterinárias/Universidade do Estado de Santa Catarina

Engº Agrº, Prof. do Dept° de Agronomia, Centro de Ciências Agroveterinárias, Universidade do Estado de Santa Catarina, CAV/UDESC, Conta Dinheiro, Lages, SC.

Paulo Roberto Ernani, Centro de Ciências Agroveterinárias/Universidade do Estado de Santa Catarina

Engº Agrº, Prof. do Dept° de Agronomia, Centro de Ciências Agroveterinárias, Universidade do Estado de Santa Catarina, CAV/UDESC, Conta Dinheiro, Lages, SC.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

Schoninger, E. L., Gatiboni, L. C., & Ernani, P. R. (2013). Fertilização com fosfato natural e cinética de absorção de fósforo de soja e plantas de cobertura do cerrado. Semina: Ciências Agrárias, 34(1), 95–106. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p95

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)