Paclobutrazol em oliveira submetida a diferentes regimes hídricos

Autores

  • Adelson Francisco de Oliveira Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Maria do Céu Monteiro Cruz Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Dili Luiza de Oliveira Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Hugo Adelande de Mesquita Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2137

Palavras-chave:

Olea europaea L., Déficit hídrico, Indução floral, Manejo.

Resumo

A adaptação de cultivares de oliveiras às condições climáticas de algumas regiões no Brasil tem despertado o interesse de produtores para o seu cultivo. Entretanto, para a expansão das áreas produtoras torna-se necessário estudar os fatores que interferem no crescimento e na reprodução da espécie. Assim, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o crescimento vegetativo e o comportamento reprodutivo da oliveira submetida à aplicação de paclobutrazol (PBZ) sob condições diferentes de disponibilidade hídrica (DH). Foi utilizado o esquema fatorial 4 x 2 x 2, em blocos casualizados, com três repetições e duas plantas por parcela. Plantas da variedade Arbequina, com três anos, foram submetidas à aplicação de quatro doses de PBZ (0,0; 2,0; 4,0 e 8,0 g por planta), duas formas de aplicação (no solo e pulverização foliar) e dois regimes de DH (com e sem restrição hídrica). O PBZ foi efetivo para retardar o crescimento das plantas em ambas as formas aplicadas. Quando o PBZ foi aplicado no solo sua atuação na planta ocorreu de forma lenta. O déficit hídrico favoreceu a ação do PBZ na planta quando aplicado via foliar e retardou quando a aplicação foi realizada no solo. Não foi observado o florescimento da oliveira com a aplicação de paclobutrazol e déficit hídrico nas condições estudadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adelson Francisco de Oliveira, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Engº Agrº, D.Sc. Pesquisador da EPAMIG U.R. SM, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Bolsista FAPEMIG, C. P. 176, CEP 37200-000 Lavras, MG.

Maria do Céu Monteiro Cruz, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Engª Agrª, Pós-D.Sc. Profa. do Deptº. de Agronomia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Campus JK, Diamantina, MG.

Dili Luiza de Oliveira, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

D.Sc. Pós-Doutoranda da EPAMIG U.R. SM. Bolsista FAPEMIG, Lavras, MG.

Hugo Adelande de Mesquita, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Engº Agrº, D.Sc. Pesquisador da EPAMIG U.R. SM. Lavras, MG.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Oliveira, A. F. de, Cruz, M. do C. M., Oliveira, D. L. de, & Mesquita, H. A. de. (2012). Paclobutrazol em oliveira submetida a diferentes regimes hídricos. Semina: Ciências Agrárias, 33(6), 2137–2148. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2137

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)