Eficiência de cultivares de milho na absorção e uso de nitrogênio em ambiente de casa de vegetação

Autores

  • Rafael Pelloso de Carvalho Universidade Federal da Grande Dourados
  • Renzo Garcia Von Pinho Universidade Federal de Lavras
  • Livia Maria Chamma Davide Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2125

Palavras-chave:

Zea mays, Casa de vegetação, Doses de nitrogênio.

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram avaliar cultivares de milho quanto à eficiência na absorção e uso de nitrogênio (N) através de índices de eficiência de utilização de nitrogênio, em níveis contrastantes desse nutriente em ambiente de casa de vegetação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação e o delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com 20 tratamentos e quatro repetições, dispostos em um esquema fatorial de 10 x 2. As 10 cultivares de milho foram representadas por variedades locais e híbridos comerciais e as doses de N aplicadas foram de 100 e 400 mg dm-3. As parcelas foram representadas por vasos de 8 L, os quais continham 4 plantas por vaso, sendo colhidas no estádio fenológico V8. As características avaliadas foram o peso de matéria seca e teor de N da parte aérea e raízes. Também foi avaliada a eficiência nutricional das cultivares. As cultivares estudadas apresentaram características distintas quanto à eficiência no uso e absorção de N nos ambientes com alto e baixo nível de nitrogênio. Os níveis contrastantes de N utilizados permitiram que ocorressem diferenças necessárias para distinguir as cultivares mais eficientes. Genótipos eficientes para uso de N e responsivos a sua aplicação podem ser selecionados pelos índices utilizados nesse trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Pelloso de Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados

Eng° Agrº, MSc. em Fitotecnia, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD. Faculdade de Ciências Agrárias, FCA, Dourados, MS.

Renzo Garcia Von Pinho, Universidade Federal de Lavras

Eng° Agrº, Prof. Dr. Adjunto do Deptº de Fitotecnia da Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG.

Livia Maria Chamma Davide, Universidade Federal da Grande Dourados

Eng° Agrº, Prof. Dr. Adjunto da UFGD/FCA, Dourados, MS.

 

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Carvalho, R. P. de, Von Pinho, R. G., & Davide, L. M. C. (2012). Eficiência de cultivares de milho na absorção e uso de nitrogênio em ambiente de casa de vegetação. Semina: Ciências Agrárias, 33(6), 2125–2136. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2125

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.