Influência do molibdênio e do cálcio aplicados via semente nas frações protéicas de amendoim cv.iac 886

Autores

  • Mariana Pina da Silva Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
  • Marco Eustaquiode Sá Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
  • Fabiana Lima Abrantes Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
  • Lilian Christian Domingues de Souza Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2099

Palavras-chave:

Albumina, Prolamina, Glutelina e prolamina.

Resumo

Composição química das sementes exibe, de maneira geral, os mesmos compostos encontrados em outras partes da planta, sendo que o ambiente onde crescem as plantas, a adubação e muitos outros fatores são capazes de alterar esta constituição, aumentando ou diminuindo a quantidade de certos componentes. O trabalho teve como objetivo verificar o efeito da aplicação via semente de doses de cálcio e molibdênio no teor de proteínas de sementes de amendoim cv.IAC 886. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, num esquema fatorial, com quatro repetições por tratamento, sendo estes constituídos pela combinação de doses de molibdênio (0, 50, 100 e 150 g ha–1) e de cálcio via sementes (0, 1000, 2000 e 3000 mg L-1). A colheita do amendoim foi efetuada manualmente. As sementes foram removidas das vagens manualmente e individualmente para cada tratamento e foram levadas ao Laboratório de Genética de Populações e Silvicultura, do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista, onde foi determinado o teor de proteínas (albumina-ALB, prolamina- PRO, glutelina-GLU e globulina-GLO, mg g-1). Independente das doses utilizadas as albuminas apresentaram a maior fração protéica nas sementes de amendoim. A adição de molibdênio via semente propiciou aumento no teor de prolamina nas sementes de amendoim. A combinação de doses de cálcio e molibdênio aplicados via semente propiciou aumento no teor de albumina, glutelina e globulina nas sementes de amendoim.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Pina da Silva, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Engª Agrª, Doutoranda em Agronomia pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS/UNESP, Campus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP.

Marco Eustaquiode Sá, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Engº Agrº, Dr. em Agronomia, Prof. Titular do Deptº de Fitotecnia Tecnologia de Alimentos e Sócio-economia. FEIS/UNESP, Campus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP.

Fabiana Lima Abrantes, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Engª Agrª, Drª. em Agronomia, FEIS/UNESP, Campus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP.

Lilian Christian Domingues de Souza, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Engª Agrª, Drª. em Agronomia, FEIS/UNESP, Campus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Silva, M. P. da, Sá, M. E., Abrantes, F. L., & Souza, L. C. D. de. (2012). Influência do molibdênio e do cálcio aplicados via semente nas frações protéicas de amendoim cv.iac 886. Semina: Ciências Agrárias, 33(6), 2099–2108. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2099

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)