Rotação de culturas e relações com atributos químicos e microbiológicos do solo e produtividade do milho

Autores

  • Elaine Reis Pinheiro Lourente Universidade Federal da Grande Dourados
  • Fabio Martins Mercante Embrapa Agropecuária Oeste
  • Marlene Estevão Marchetti Universidade Federal da Grande Dourados
  • Luiz Carlos Ferreira de Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Cristiano Márcio Alves de Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Manoel Carlos Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Anita Gonçalves Silva Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4p829

Palavras-chave:

Plantio direto, Biomassa microbiana, Fertilidade do solo

Resumo

As práticas de manejo do solo exercem importantes influências nas propriedades biológicas e bioquímicas do solo. Neste sentido, objetivou-se com este trabalho avaliar o impacto do manejo do solo nos atributos químicos e microbiológicos, bem como, a influência na produtividade da cultura do milho. O estudo foi realizado no ano agrícola de 2005/06, no Município de Dourados, MS, Brasil. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com os tratamentos dispostos em parcelas subdivididas com três repetições, sendo as estações do ano alocados nas parcelas e os sistemas de manejo nas subparcelas. As estações estudadas foram inverno e verão e, os sistemas de manejo no plantio direto foram representados por cinco esquemas de rotação envolvendo as culturas ervilhaca peluda, feijão, aveia, nabo forrageiro, soja, crotalária, milho, sorgo, milheto, girassol e, no plantio convencional, com milho no inverno e soja no verão. A vegetação nativa constituiu um tratamento e, juntamente com o plantio convencional, foi utilizada como ecossistema de referência. Houve correlação positiva entre os teores de Norg, Corg, Porg e C-BMS com os atributos químicos de fertilidade do solo demonstrando a interdependência entre a química e a biologia do solo. A eliminação da vegetação nativa e posterior substituição por sistemas de cultivo reduze o C-BMS. Nas condições de Cerrado, os sistemas de cultivos estudados incrementam o teor de fósforo no solo. A rotação de culturas influencia a produtividade do milho quando cultivado após determinadas espécies de cobertura como crotalária e ervilhaca no sistema de rotação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine Reis Pinheiro Lourente, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Cx. Postal 533, CEP 79804-970 Dourados, MS.

Fabio Martins Mercante, Embrapa Agropecuária Oeste

Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, BR 163, km 253, Cx. Postal 661, CEP 79804-970, Dourados, MS.

Marlene Estevão Marchetti, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Cx. Postal 533, CEP 79804-970 Dourados, MS.

Luiz Carlos Ferreira de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Cx. Postal 533, CEP 79804-970 Dourados, MS.

Cristiano Márcio Alves de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Cx. Postal 533, CEP 79804-970 Dourados, MS.

Manoel Carlos Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Cx. Postal 533, CEP 79804-970 Dourados, MS.

Maria Anita Gonçalves Silva, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associado C da Universidade Estadual de Maringá, UEM, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.  Avenida Colombo 5790, Jardim Universitário, Jardim Universitário CEP 87020-900 - Maringá, PR.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

Lourente, E. R. P., Mercante, F. M., Marchetti, M. E., Souza, L. C. F. de, Souza, C. M. A. de, Gonçalves, M. C., & Silva, M. A. G. (2010). Rotação de culturas e relações com atributos químicos e microbiológicos do solo e produtividade do milho. Semina: Ciências Agrárias, 31(4), 829–842. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4p829

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>