Compostos fenólicos, carotenóides e atividade antioxidante em produtos vegetais

Autores

  • Marília Lordêlo Cardoso Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Renata Silva Costa Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Andréa dos Santos Santana Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Gabriela Bello Koblitz Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p669

Palavras-chave:

Avaliação qualitativa, Avaliação quantitativa, Componentes não-nutrientes

Resumo

O processo respiratório e diversas reações oxidativas das células aeróbicas levam à formação de radicais livres, que contribuem para o aparecimento de diversas doenças. As células humanas dependem de sua capacidade antioxidante para fornecer proteção contra os efeitos prejudiciais de radicais livres e espécies reativas do oxigênio, que são conseqüências inevitáveis da vida aeróbica. Vários estudos epidemiológicos indicam que a alta ingestão de produtos vegetais está associada com uma redução no risco de uma variedade de doenças crônicas como aterosclerose e câncer, efeitos que têm sido particularmente atribuídos aos compostos que possuem atividade antioxidante nos vegetais: vitaminas C e E, os compostos fenólicos, especialmente os flavonóides, e os carotenóides. Compostos fenólicos agem como antioxidantes, não somente por sua habilidade em doar hidrogênio ou elétrons, mas também em virtude de seus radicais intermediários estáveis, que impedem a oxidação de vários ingredientes do alimento, particularmente de lipídios. Carotenóides são constituídos de cadeias de polienos, em um longo sistema de duplas ligações conjugadas, rico em elétrons, responsável pela atividade antioxidante desses compostos: tanto na absorção do oxigênio singlet quanto de radicais livres, para interromper as reações em cadeia onde eles estão envolvidos. Este trabalho teve por finalidade revisar as diferentes formas de avaliação qualitativa e quantitativa dos principais componentes não-nutrientes antioxidantes em alimentos de origem vegetal: compostos fenólicos e carotenóides.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Lordêlo Cardoso Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Tecnologia. Engenharia de Alimentos.

Renata Silva Costa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Tecnologia. Engenharia de Alimentos.

Andréa dos Santos Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Ciências Biológicas. Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais.

Maria Gabriela Bello Koblitz, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Tecnologia. Engenharia de Alimentos.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

Silva, M. L. C., Costa, R. S., Santana, A. dos S., & Koblitz, M. G. B. (2010). Compostos fenólicos, carotenóides e atividade antioxidante em produtos vegetais. Semina: Ciências Agrárias, 31(3), 669–682. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p669

Edição

Seção

Artigos