Doenças e características físico-químicas pós-colheita em pêssego ‘Régis’ produzido em Presidente Prudente-SP

Autores

  • Ivan Herman Fischer Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Maria Cecília de Arruda Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Aparecida Marques de Almeida Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Sonia Maria Nalesso Marangoni Montes Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p627

Palavras-chave:

Prunus persicae, Doenças pós-colheita, Colletotrichum

Resumo

A ocorrência de doenças pós-colheita em pêssegos (Prunus persicae) compromete a qualidade e a quantidade dos frutos colhidos. Neste trabalho objetivou-se caracterizar as podridões e avaliar as características físico-químicas de pêssego ‘Régis’, produzido em Presidente Prudente-SP. Os frutos foram individualizados e incubados em câmara úmida durante 24 h, permanecendo a 25±2 ?C e 65±5% de UR por mais seis dias. A incidência de podridões foi avaliada após dois e sete dias de armazenamento. Os frutos apresentaram, em média, firmeza de 4,50 Kgf e teores de sólidos solúveis de 11,86 Brix, acidez titulável de 0,56% de ácido cítrico e 7,08 mg de ácido ascórbico por 100 g de polpa, 24 h após a colheita. A incidência de podridões fúngicas foi de 16,6% dois dias após a colheita e 50,3% após sete dias da colheita. Infestação por moscas-das-frutas atingiu 18,1% dos frutos. Os principais patógenos encontrados foram Colletotrichum gloeosporioides (22,0%), Fusicoccum sp. (10,4%) e Rhizopus stolonifer (6,1%). As características físico-químicas estudadas não influenciaram na ocorrência das podridões. A elevada incidência de podridões constitui-se na principal causa de danos pós-colheita em pêssego ‘Régis’ cultivado em Presidente Prudente-SP, evidenciando a necessidade de manejo fitossanitário adequado no campo e na pós-colheita, visando à obtenção de frutos de qualidade comercial satisfatória.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivan Herman Fischer, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Fitossanidade, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/APTA Centro Oeste, Av. Rodrigues Alves, 40-40, 17030-000, Bauru, SP.

Maria Cecília de Arruda, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Engenheira Agrônoma, Doutora em Fitotecnia, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/APTA Centro Oeste - Bauru, SP.

Aparecida Marques de Almeida, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Engenheira Agrônoma, Doutora em Fitotecnia, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/APTA Centro Oeste - Bauru, SP.

Sonia Maria Nalesso Marangoni Montes, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Engenheira Agrônoma, Doutora em Fitotecnia, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/APTA Alta Sorocabana – Presidente Prudente, SP.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

Fischer, I. H., Arruda, M. C. de, Almeida, A. M. de, & Montes, S. M. N. M. (2010). Doenças e características físico-químicas pós-colheita em pêssego ‘Régis’ produzido em Presidente Prudente-SP. Semina: Ciências Agrárias, 31(3), 627–632. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p627

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)