Germinação in vitro de Passiflora gibertii N. E. Brown com escarificação mecânica e ácido giberélico

Autores

  • Milene Alves de Figueiredo Carvalho Embrapa Arroz e Feijão
  • Renato Paiva Universidade Federal de Lavras
  • Daiane Peixoto Vargas Embrapa Clima Temperado
  • Jorge Marcelo Padovani Porto Universidade Federal de Lavras
  • Raírys Cravo Herrera Universidade Federal do Pará
  • Vanessa Cristina Stein Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1027

Palavras-chave:

GA3, Cultura de tecidos, Sementes frescas e secas, Maracujazeiro nativo.

Resumo

No presente trabalho, objetivou-se analisar alguns aspectos da germinação in vitro de sementes de maracujazeiro Passiflora gibertii N. E. Brown, quanto ao tipo de escarificação, o efeito do uso do regulador de crescimento GA3 e utilização de sementes frescas ou secas. Para tanto, sementes de frutos maduros foram lavadas em água corrente e, posteriormente, colocadas para secar por quatro dias (sementes secas). Após esse período, novas sementes foram isoladas dos frutos e lavadas em água corrente para serem utilizadas imediatamente (sementes frescas). Foram avaliados diferentes tipos de escarificação (retirada da extremidade da semente com o auxílio de pinça e bisturi, retirada da extremidade da semente com lixa, manualmente, e o tratamento controle – ausência de escarificação). Após escarificação, as sementes foram inoculadas em meio de cultura MS, contendo metade da concentração dos sais, suplementado com diferentes concentrações de GA3 (0; 28,87; 57,74; 86,61 e 115,47 ?M) e mantidas em sala de crescimento sob condições controladas. O delineamento estastístico utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial triplo 3x2x5 (procedimento de escarificação, semente fresca ou seca e concentração de GA3), com quatro repetições por tratamento, cada uma composta por cinco tubos de ensaio, cada tubo contendo uma semente. A avaliação foi realizada em intervalos de dois dias durante 45 dias, sendo observados a porcentagem de sementes germinadas e o índice de velocidade de germinação (IVG). Maiores médias para as variáveis analisadas foram obtidas com a utilização de escarificação das sementes utilizando-se pinça e bisturi. Maiores médias para percentagem de germinação foram observadas para sementes secas quando se utiliza escarificação da extremidade da semente. A adição do regulador de crescimento GA3 ao meio de cultura não obteve efeito sobre as variáveis analisadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milene Alves de Figueiredo Carvalho, Embrapa Arroz e Feijão

Pesquisadora, Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO.

Renato Paiva, Universidade Federal de Lavras

Prof. Associado, Universidade Federal de Lavras, Setor de Fisiologia Vegetal, Deptº de Biologia, Campus Universitário, Lavras, MG.

Daiane Peixoto Vargas, Embrapa Clima Temperado

Pós-doutoranda, Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS.

Jorge Marcelo Padovani Porto, Universidade Federal de Lavras

Doutorando, Universidade Federal de Lavras, Setor de Fisiologia Vegetal, Deptº de Biologia, Campus Universitário, Lavras, MG.

Raírys Cravo Herrera, Universidade Federal do Pará

Profa Adjunta, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Altamira, PA.

Vanessa Cristina Stein, Universidade Federal de Goiás

Profa Adjunta, Universidade Federal de Goiás, Campus Universitário, Jataí, GO.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Carvalho, M. A. de F., Paiva, R., Vargas, D. P., Porto, J. M. P., Herrera, R. C., & Stein, V. C. (2012). Germinação in vitro de Passiflora gibertii N. E. Brown com escarificação mecânica e ácido giberélico. Semina: Ciências Agrárias, 33(3), 1027–1032. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1027

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)