Estudo do crescimento e desenvolvimento em escolares de 11 a 16 anos de idade de diferentes níveis socioeconômicos

Autores

  • Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1981v2n8p227

Palavras-chave:

Crescimento e desenvolvimento, escolares, diferenças sócio-econômicas.

Resumo

 

Determinação das características do crescimento e desenvolvimento em escolares de diferentes níveis sócio-econômicos. Avaliação de 360 crianças do sexo masculino, de 11 a 16 anos, que estudam na rede de escolas públicas no município de Londrina, Paraná. Foram realizadas medidas de altura, peso corporal, peso de gordura e massa corporal magra. Para determinar o peso de gordura utilizou-se a medida dos valores de dobras cutâneas, segundo padronização de Yuhasz. A população mensurada foi dividida em dois grupos, classificados pelo nível sócio-econômico determinado pela profissão dos pais, atendendo aos critérios da tabela de Glass, modificada por Hutchinson. Comparando-se os resultados obtidos entre o grupo considerado de baixo nível e o de alto nível sócio-econômico, foram verificadas diferenças estatisticamente significantes (P < 0,01) para todas as variáveis estudadas. Conclui-se, pelos dados obtidos com este estudo, que o aspecto sócio-econômico, aliado a outros fatores, podem influenciar, significativamente, no padrão de crescimento e desenvolvimento físico em menino de 11 a 16 anos.

 

 

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Biografia do Autor

Dartagnan Pinto Guedes, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Educação Física —CECA-UEL.

 

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Publicado

1981-02-08

Como Citar

Guedes, D. P. (1981). Estudo do crescimento e desenvolvimento em escolares de 11 a 16 anos de idade de diferentes níveis socioeconômicos. Semina: Ciências Agrárias, 2(8), 227–232. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1981v2n8p227

Edição

Seção

Artigos