Atividade antimicrobiana in vitro dos óleos essenciais de orégano, alho, cravo e limão sobre bactérias patogênicas isoladas de vôngole

Autores

  • Juliana Cantalino Santos Universidade Federal da Bahia
  • Celso Duarte Carvalho Filho Universidade Federal da Bahia
  • Tânia Fraga Barros Universidade Federal da Bahia
  • Alaíse Gil Guimarães Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1557

Palavras-chave:

Óleo essencial, Anomalocardia brasiliana, Atividade antimicrobiana.

Resumo

Antimicrobianos de origem natural são alternativas eficazes e econômicas, pois são obtidos a partir das plantas aromáticas e especiarias ricas em óleos essenciais caracterizados por uma notável atividade antimicrobiana, e por esta razão, seus produtos derivados podem ser usados para retardar ou inibir a multiplicação microbiana. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antibacteriana dos óleos essenciais de cravo, limão, orégano e alho sobre as cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli isolados do vôngole (Anomalocardia brasiliana) e cepas padrão ATCC (American Type Culture Collection): Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella cholerasuis, através da técnica de difusão de disco e em seguida a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). Neste estudo observou-se que o óleo essencial de alho apresentou atividade antibacteriana frente o S. aureus e a S. cholerasuis; já os óleos de cravo e orégano apresentaram atividade frente a todas as bactérias analisadas, no entanto o óleo de orégano apresentou maiores halos de inibição bacteriana, 26,7mm e 29,3mm para as cepas de E. coli e S. aureus, respectivamente. O óleo essencial de limão não demonstrou atividade antibacteriana. Desta forma os óleos essenciais de cravo e orégano demonstraram as melhores atividades antibacterianas e assim apresentam-se como óleos favoráveis para a aplicação em alimentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Cantalino Santos, Universidade Federal da Bahia

Discente, curso de Pós-graduação em Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, UFBA.

Celso Duarte Carvalho Filho, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1984), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-Doutorado em Biologia Molecular de Microrganismos pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia do Departamento de Análises Bromatológicas. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, Termobacteriologia, Teconologia pós - colheita e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de qualidade (BPF e APPCC), Segurança dos alimentos, Embalagens para alimentos, Tecnologia das Fermentações.

Tânia Fraga Barros, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Farmácia Bioquimica Opção Análises Clínicas e Saúd pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia do departamento de Análises Clínicas. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade antimicrobiana, candida albicans, paracoccidioides brasiliensis, plantas medicinais e candida spp.

Alaíse Gil Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975), graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança alimentar,microbiologia de alimentos e patógenos em alimentos.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Santos, J. C., Carvalho Filho, C. D., Barros, T. F., & Guimarães, A. G. (2011). Atividade antimicrobiana in vitro dos óleos essenciais de orégano, alho, cravo e limão sobre bactérias patogênicas isoladas de vôngole. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1557–1564. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1557

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)