Administração rural: o planejamento da empresa agropecuária

Autores

  • Oswaldo Calzavara Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1985v6n1p17

Palavras-chave:

Administração Rural, Organização de Fazendas, Planejamento Agropecuário.

Resumo

 

Administrar uma propriedade rural ê formular programas, coordenar sua execução, avaliar resultados e propor mudanças. É combinar os recursos objetivando o aumento de produtividade com diminuição de custos. Uma série de variáveis endógenas interfere no processo produtivo rural. Assim, administrar é manejar essas variáveis consideradas num contexto dinâmico e de risco. A administração dessas variáveis requer um instrumental sistematizado e simples, de fácil utilização pelo produtor rural, que possibilite a identificação de pontos de estrangulamento no funcionamento do sistema e apresente propostas alternativas. O instrumental proposto já foi testado em cerca de trinta propriedades da região, passando por diversos aperfeiçoamentos. Consiste fundamentalmente nas seguintes etapas: 1a. etapa: levantamento do capital agropecuário; apurar o capital empatado em terras, benfeitorias, instalações, maquinários, animais e o capital circulante; 2a. etapa: levantamento dos recursos administrativos; 3a. etapa: levantamento do processo produtivo atual: levantar o uso atual do solo, manejo do solo, tecnologias utilizadas na produção vegetal e animal; 4a. etapa: levantamento da situação econômica atual; apuração das receitas e custos do período, índices econômicos e financeiros; 5a. etapa: análise dos resultados; 6a. etapa: definição da problemática; 7°. etapa: sistema produtivo proposto; 8a. etapa: estudo de mercado; 9a. etapa: engenharia de projeto; 10°. etapa: previsão orçamentária: estimativas de receita, despesas e fluxo de caixa; 11a. etapa: avaliação do sistema proposto; resultados econômicos, fator risco e análise comparativa entre sistemas; e 12a. etapa: conclusões e recomendações.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Oswaldo Calzavara, Universidade Estadual de Londrina

 

Departamento de Agronomia e Curso de Especialização em Administração e Economia Rural da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

1985-03-06

Como Citar

Calzavara, O. (1985). Administração rural: o planejamento da empresa agropecuária. Semina: Ciências Agrárias, 6(1), 17–31. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1985v6n1p17

Edição

Seção

Artigos